Discussão durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2260, de 2019, que "Institui o Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira."

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2260, de 2019, que "Institui o Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira."
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2023 - Página 57
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, DIA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, PROMOÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, DEFICIENCIA, SURDO, CEGO.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu só quero, de minha parte, enaltecer o projeto do Deputado Eduardo Barbosa, que é uma das grandes lideranças do Brasil, do estado de V. Exa. inclusive, na área da pessoa com deficiência. Esteve aqui no Congresso Nacional por inúmeros mandatos e sempre teve uma atuação altamente importante, relevante para todas as áreas, da saúde, da assistência, da pessoa com deficiência, do idoso... De todas as áreas. Então, quero fazer esta homenagem também para ele, como autor desse projeto, cuja relatoria esteve com a Senadora Zenaide Maia, que institui o Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira.

    Eu quero dizer que a atuação do Deputado é tão importante, porque eu milito nessa área da pessoa com deficiência também, até por motivos familiares, e lá no Paraná eu sempre dizia: "Olha, o Deputado é tão bom, tão atuante, ele exprime com tanta exatidão os anseios da família, que eu, no Paraná, me sinto representado [eu disse], durante anos, por uma pessoa de Minas Gerais". E esse que é o papel da verdadeira política, eu diria: as pessoas se sentirem representadas pela pessoa, muitas vezes inclusive não sendo do próprio estado, sendo de outro estado, mas antenado, ligado com as necessidades.

    Então, temos o Dia Nacional da Pessoa com Surdocegueira, para a gente imaginar inclusive a situação de uma pessoa que é surda e também é cega, e temos que debater a forma de comunicação, a escola, o professor, o atendimento mais adequado...

    Nós tivemos inclusive, no outro dia, uma audiência pública com a participação de uma pessoa surdo-cega, em que a mãe dele inclusive o ajudava no tato, para poder acompanhar o que estava acontecendo na audiência, ele inclusive sendo aluno de um curso de mestrado aqui no Distrito Federal.

    Eu quero dizer que é um desafio para essas pessoas e a gente pensa no que é necessário para essas pessoas. Essa audiência pública inclusive tendo sido promovida através de requerimentos do Senador Izalci Lucas.

    Então, o dia é um dia de reflexão, de parada, de debate, para nós todos, como sociedade, refletirmos sobre o que é necessário para que a pessoa surdo-cega possa exercer a plena cidadania, ser atendida no que é necessário. E quero elogiar o Eduardo Barbosa, nesse sentido, como propositor, e dizer para o povo de Minas Gerais que o Eduardo Barbosa sempre honrou, ao extremo, o mandato que recebia.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2023 - Página 57