Pronunciamento de Irajá em 31/05/2023
Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicitação de aprovação do Requerimento (RQS) n° 387, de 2023, de autoria S. Exa., que solicita a realização de auditoria operacional e de conformidade junto à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, no que diz respeito ao uso dos recursos federais aplicados para a execução da política pública de saúde aos cidadãos naquele Estado.
- Autor
- Irajá (PSD - Partido Social Democrático/TO)
- Nome completo: Irajá Silvestre Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Fiscalização e Controle:
- Solicitação de aprovação do Requerimento (RQS) n° 387, de 2023, de autoria S. Exa., que solicita a realização de auditoria operacional e de conformidade junto à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins, no que diz respeito ao uso dos recursos federais aplicados para a execução da política pública de saúde aos cidadãos naquele Estado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/06/2023 - Página 17
- Assunto
- Organização do Estado > Fiscalização e Controle
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), REALIZAÇÃO, AUDITORIA, CONTRATO, SECRETARIA DE SAUDE, ESTADO DO TOCANTINS (TO), UTILIZAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, UNIÃO FEDERAL, EXECUÇÃO, POLITICA PUBLICA, SAUDE, AQUISIÇÃO, MANUTENÇÃO, EQUIPAMENTOS, HOSPITAL, INFRAESTRUTURA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, TRANSPORTE, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI).
O SR. IRAJÁ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, eu venho à tribuna do Senado Federal, Presidente, para solicitar, regimentalmente, a aprovação de um requerimento de minha autoria, solicitando a auditoria do nosso Tribunal de Contas da União em convênios com o uso do recurso federal no Estado do Tocantins. São convênios celebrados entre a União e o Governo do Estado do Tocantins em várias frentes ligadas à saúde do estado.
É importante, porque a sociedade nos cobra, que a esses convênios seja dada a devida transparência na aplicação desses recursos, para que a gente possa saber se, realmente, esses recursos estão sendo aplicados com o absoluto rigor da lei, com a absoluta transparência e, principalmente, cuidando, com qualidade, do uso desse recurso, que é público.
Há uma série de indícios, apontados por alguns órgãos de controle, de que alguns desses convênios poderiam se encontrar em situações irregulares.
Como nós aqui, Senadores, não somos juízes, Senador Kajuru, o mais prudente e o mais sensato é que os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, façam o seu trabalho de auditoria, de fiscalização, seus apontamentos, e, se estiverem absolutamente corretos, merecem o nosso reconhecimento e o nosso aplauso. Agora, se houver algum tipo de irregularidade, que as pessoas que tenham cometido a irregularidade sejam punidas com todo o rigor da lei, porque recurso público merece ser aplicado com eficiência, com transparência e com absoluto rigor.
Portanto, eu faço essa solicitação a V. Exa. para que esse requerimento possa ser aprovado na Casa.