Discussão durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2617, de 2023, que "Institui o Programa Escola em Tempo Integral; e altera as Leis nºs 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e 14.172, de 10 de junho de 2021".

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Educação Básica, Finanças Públicas, Fundos Públicos:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2617, de 2023, que "Institui o Programa Escola em Tempo Integral; e altera as Leis nºs 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e 14.172, de 10 de junho de 2021".
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2023 - Página 23
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Básica
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Fundos Públicos
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, TRANSFERENCIA, RECURSOS FINANCEIROS, UNIÃO FEDERAL, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE), ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, CRITERIOS, UTILIZAÇÃO, EXIGENCIA, FORMAÇÃO, NIVEL SUPERIOR, PROFESSOR, RECEBIMENTO, BOLSA DE TRABALHO, BOLSA DE ESTUDO, PROJETO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA, EDUCAÇÃO, ASSISTENCIA FINANCEIRA, TRANSFERENCIA FINANCEIRA, GARANTIA, ACESSO, INTERNET, BENEFICIARIO, ALUNO, EDUCAÇÃO BASICA, ESCOLA PUBLICA, CRIAÇÃO, PROGRAMA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MATRICULA, TEMPO INTEGRAL, AMBITO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), ESTRATEGIA, ASSISTENCIA TECNICA, FOMENTO.

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, de modo especial saúdo a Senadora Relatora, Senadora Dorinha.

    Eu tinha até me inscrito para fazer um pronunciamento, Presidente, sobre esse tema, mas creio que discutindo fica melhor, porque dialogo com a Relatora, com quem participei, hoje pela manhã, da Comissão de Educação, onde aprovamos esse brilhante relatório. E quero apenas reforçar algumas questões já colocadas pela Senadora Professora Dorinha, destacando que esse projeto é um projeto de muita amplitude, muito importante para a qualidade da educação, é um projeto que já estava previsto no Plano Nacional de Educação, com o alcance de 50% na sua meta, e que por várias razões não conseguimos.

    Mas destaco o que disse hoje pela manhã, também seguida pela Professora Dorinha: é importante a gente pensar não apenas em função da quantidade de horas que os estudantes passam a estar no ambiente escolar, mas sobretudo na qualidade dessas horas. As alunas e alunos precisam sentir que as horas a mais estão sendo bem aproveitadas e não serão apenas um tempo a ser gasto na escola. Por isso é importante e necessário cuidarmos para que o tempo integral seja acompanhado de conteúdo pedagógico de qualidade, de diversificação de possibilidades formativas, inclusive com o desenvolvimento de atividades nos campos de arte, cultura, esporte e lazer, entre outras, além evidentemente do que a gente repara na sociedade, do avanço da ciência e da tecnologia.

    É nos marcos de uma concepção efetiva de educação integral que o art. 205 da Constituição Federal estabelece que a educação deve compreender o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Evidentemente um tempo a mais contribuirá para que a escola em tempo integral seja a escola de educação integral. Eu acho que isso está no horizonte de todos nós e com plenas possibilidades de ser alcançado.

    Este Programa Escola em Tempo Integral é mais um movimento que o Governo Lula faz pela melhoria da educação no país. A educação foi tão maltratada nos últimos anos: além da falta de uma coordenação federativa, houve os impactos da pandemia, com a qual tivemos que lidar; e, portanto, retomar esse programa, dessa maneira, com investimentos – como citou a Relatora – na casa de R$ 4 bilhões, com reestruturação física e estrutural das escolas, é, sem sombra de dúvida, um resgate importante que fazemos neste momento, com a meta de ampliar cerca de 3 milhões de matrículas até 2026, e, diga-se de passagem, Professora Dorinha, acompanhadas por programas de formação de educadores, melhoria da infraestrutura e fomento a projetos inovadores. Muitos já existem, inclusive, no âmbito desse programa, que alguns estados já praticam e agora terão uma diretriz mais ampla e um apoio certamente melhor e maior do Ministério da Educação.

    Há muito o que se fazer nesse aspecto, o desafio que temos pela frente é enorme. O relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE de 2022 mostrou que o percentual dessas matrículas da rede pública brasileira chegou a cair: caiu de 17,6%, em 2014, para 15,1%, em 2021. É evidente que os efeitos da pandemia também se revelam.

    E o texto que chega a esta Casa, como bem disse a Relatora, atualiza a Lei da Conectividade, o que quero também destacar como ponto importantíssimo pela liberação de R$3,5 bilhões para estados e municípios garantirem internet grátis a alunos e professores de educação básica das escolas públicas. Proporcionar internet nas escolas públicas nos municípios mais distantes é essencial para o desenvolvimento da educação de todo o país.

    No entanto, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Sras. Senadoras, eu quero destacar um procedimento que nós acordamos hoje na Comissão de Educação, com a presença, mesmo que remota, do Presidente da Comissão, Senador Flávio Arns, da Relatora e com a minha participação, que havia também apresentado emendas e as retirei em nome desse encaminhamento.

    O projeto é muito bom, ele vem em boa hora, mas nós temos alguns gargalos que precisamos resolver. E, de acordo com a nossa reunião de hoje, esses gargalos das discussões sobre tempo integral, nós optamos por não apresentar agora; nós optamos por fazer um encaminhamento ao Ministério da Educação e Cultura para que o que nós assinalarmos como matéria e medida de aperfeiçoamento desse importante projeto possa ser compromissado com o MEC para que, com medidas administrativas ou no bojo da própria regulamentação, essas medidas possam ser aperfeiçoadas e tomadas pelo ministério.

    Reforço: o PL é muito importante, é muito relevante. Reitero que a garantia ao desenvolvimento pleno de crianças, jovens e adolescentes é fundamental, mas destaco a importância desse acordo que fizemos hoje na Comissão. Em que pese a necessidade desses aperfeiçoamentos, que o Ministério da Educação possa acolhê-los. Junto ao que nós pensamos, ao que nós debatemos hoje, são coisas que melhoram tanto o alcance do próprio projeto quanto evitam algum desvio de sua principal função, que é garantir uma educação integral para todos os estudantes, para todas as redes, com uma verdadeira coordenação federativa.

    Acho que a nossa posição, Senadora Dorinha, precisava ser do conhecimento de todo este Plenário, tendo em vista que foi um acordo, e um acordo que, tenho certeza, pela seriedade, pelo compromisso e pela responsabilidade com que o Ministério da Educação está tratando da sua agenda e da sua pauta, será plenamente acolhido pelo MEC como uma contribuição da nossa Comissão para o aperfeiçoamento dessa importante lei.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2023 - Página 23