Pronunciamento de Professora Dorinha Seabra em 11/07/2023
Como Relator durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1372, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo a implantar serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar".
Como Relator sobre a urgência constante do Requerimento nº 659, de 2023, (Requer, nos termos dos arts. 336, II, e 338, II, do Regimento Interno do Senado Federal, urgência para o PL 1372/2022.) ao Projeto de Lei (PL) n° 1372, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo a implantar serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar".
- Autor
- Professora Dorinha Seabra (UNIÃO - União Brasil/TO)
- Nome completo: Maria Auxiliadora Seabra Rezende
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Como Relator
- Resumo por assunto
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Educação,
Segurança Pública:
- Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1372, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo a implantar serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar".
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Educação,
Segurança Pública:
- Como Relator sobre a urgência constante do Requerimento nº 659, de 2023, (Requer, nos termos dos arts. 336, II, e 338, II, do Regimento Interno do Senado Federal, urgência para o PL 1372/2022.) ao Projeto de Lei (PL) n° 1372, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo a implantar serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar".
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/07/2023 - Página 30
- Assuntos
- Política Social > Educação
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Matérias referenciadas
- Indexação
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- RELATOR, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, ARTICULAÇÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS, DISTRITO FEDERAL (DF), IMPLANTAÇÃO, SISTEMA NACIONAL, ACOMPANHAMENTO, VIOLENCIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, OFERTA, CENTRAL TELEFONICA, RECEBIMENTO, DENUNCIA.
- RELATOR, URGENCIA, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, ARTICULAÇÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS, DISTRITO FEDERAL (DF), IMPLANTAÇÃO, SISTEMA NACIONAL, ACOMPANHAMENTO, VIOLENCIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, OFERTA, CENTRAL TELEFONICA, RECEBIMENTO, DENUNCIA.
A SRA. PROFESSORA DORINHA SEABRA (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - TO. Como Relatora.) – Presidente, Srs. Senadores, Sras. Senadoras, a matéria trata de um tema que, infelizmente, tem sido bastante discutido hoje no âmbito da educação que é a violência escolar.
A partir da proposta feita na Câmara dos Deputados, nós fizemos a proposta da criação do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência na Escola, que permite que seja organizado, através de programas públicos, um sistema de combate à violência, de coleta de informação; que prevê que seja utilizado todo o sistema de informação para integração de informações que permitam que as escolas, os municípios e os estados possam criar situações de segurança; e que, logicamente, tem um avanço que é a criação de um canal gratuito de informação de toda a sociedade. Em muitas, infelizmente, situações, com informações que podem ser coletadas na comunidade através da própria sociedade ou do ambiente escolar, poderiam, se organizadas e colocadas à disposição, ser tomadas providências para evitar a situação de violência que tem ocorrido em creches, escolas e espaços de educação. Então, a criação desse sistema, a nosso ver, vai permitir um cuidado com o tema, mas, mais do que isso, permitir que os sistemas possam responder de maneira diferenciada a situações de violência.
Tem escolas que estão instaladas em locais de risco, escolas que precisam se organizar no ambiente escolar com a informação. E o maior objetivo do projeto em votação é criar esse Sistema Nacional de Combate à Violência Escolar.
Por isso, acho importante que o Congresso Nacional delibere sobre este tema e crie condições para que a segurança pública e a educação possam se organizar para tratar deste tema, inclusive com atendimento psicossocial e psicológico aos nossos alunos e professores que são expostos a essa situação de violência.
É essa a nossa contribuição.