Pronunciamento de Teresa Leitão em 11/07/2023
Discussão durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5649, de 2019, que "Altera a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, para proporcionar acesso a bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio a alunos, docentes, ocupantes de cargo público efetivo, detentores de função ou emprego público e pesquisadores externos ou de empresas efetivamente envolvidos nessas atividades".
- Autor
- Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Educação:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5649, de 2019, que "Altera a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, para proporcionar acesso a bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio a alunos, docentes, ocupantes de cargo público efetivo, detentores de função ou emprego público e pesquisadores externos ou de empresas efetivamente envolvidos nessas atividades".
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/07/2023 - Página 32
- Assunto
- Política Social > Educação
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, INSTITUTO, UNIÃO FEDERAL, EDUCAÇÃO, ACESSO, BOLSA DE ESTUDO, PESQUISA, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO, INTERCAMBIO, ALUNO, PROFESSOR, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, PESQUISADOR.
A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Para discutir.) – Eu, Sr. Presidente, só queria realçar a importância deste projeto para uma concepção que se constrói no dia a dia da educação, que é o conceito de profissionais da educação. Sabemos que muita coisa se esgota e se materializa na docência, com o magistério, com os professores, porém, o projeto pedagógico é algo coletivo, que demanda a participação de outros profissionais de outros segmentos da educação.
Este projeto da Senadora Professora Dorinha vem atender exatamente a essa concepção, para que as bolsas também atinjam os técnicos administrativos que atuam em instituições federais de ensino e não apenas nos institutos federais. Fiz o relatório com muito gosto, dando o parecer favorável.
E realço que o dia de hoje é muito importante para a educação. Nós aprovamos cinco projetos, projetos de autoria de Parlamentares, projetos de autoria do Executivo, em um momento muito importante para nós professores. A Senadora Dorinha fez esse destaque, e eu quero me associar a ela.
Nós somos importantes, nós somos imprescindíveis no processo da educação, mas somos incompletos. Precisamos, portanto, de toda essa outra participação, precisamos considerar a complexidade da educação e considerar também esses profissionais. E aí, sim, nenhuma ofensa, nenhuma falta de respeito, nada vai tirar o nosso foco, Presidente, porque somos professores, somos professores traficantes de sonhos, traficantes de esperança, traficantes de aprendizagens.
E o dia de hoje, com a aprovação desses cinco projetos, Sr. Presidente, eu quero dedicar aos meus colegas, à Professora Dorinha, como professora, ao Prof. Flávio Arns, Presidente da Comissão, a tantos quantos anonimamente exercem essa profissão. Professores e professoras com muito orgulho, sim, senhor!
Muito obrigada, Sr. Presidente.