Discussão durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 31, de 2023, que "Cria a Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica".

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Educação Profissionalizante, Poder Legislativo:
  • Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 31, de 2023, que "Cria a Frente Parlamentar em Favor da Educação Profissional e Tecnológica".
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Organização do Estado > Poder Legislativo
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, SENADO, FRENTE PARLAMENTAR, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, OBJETIVO, COMPOSIÇÃO.

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Para discutir. Por videoconferência.) – Boa tarde! Boa tarde, Presidente. Boa tarde a todos.

    É com muita, mas com muita alegria, que eu ouço a relatoria da nossa querida Senadora Damares a respeito desse tema que é tão importante. Eu tenho certeza de que nós vamos ter a aprovação dos nobres colegas.

    Eu ressalto que nós temos milhões de jovens no nosso Brasil vivendo em condições difíceis, financeiras, econômicas, assim como eu estive, lá atrás, na minha vida, nascido em periferia, sendo filho de um servente de serviços gerais, e, através do ensino profissionalizante, eu consegui mudar a minha vida. Eu tenho certeza de que isso pode acontecer com milhões de jovens do nosso Brasil. E nós precisamos fazer a nossa parte.

    Nós temos, de um lado, empresas que precisam de profissionais e, à medida que a tecnologia avança, nós precisamos de profissionais cada vez mais qualificados. Nós temos milhões de jovens que precisam de empregos. Nós temos, então, que fazer esse casamento. E como é que esse casamento é feito? Através do ensino profissionalizante, do ensino tecnológico.

    Portanto, eu vejo esse tema como de extrema necessidade para o nosso país. Eu tenho certeza de que essa frente vai trabalhar, tendo Parlamentares de todo o país, de uma forma ampla para que a gente possa aumentar a oferta de cursos profissionalizantes para esses jovens. E com certeza isso vai, a longo prazo, reduzir muitos dos índices que nós vemos aí, como segurança pública, problemas de segurança pública, etc., ou drogas, porque vamos ter esses jovens com ocupações, trabalhando, desenvolvendo sua autoestima, sua autoconfiança, recebendo salários e fazendo suas famílias. Com certeza, a gente vai ter um sucesso muito grande com isso.

    Aliás, eu aproveito este momento também para falar um pouquinho aqui a respeito da importância das escolas cívico-militares. Nós recebemos hoje a notícia do cancelamento desse programa, o que é muito triste num país em que se busca uma educação de qualidade, lembrando que as escolas cívico-militares não são escolas militares, como a Academia da Força Aérea, ou a Aman, ou o Colégio Naval, ou a Escola Preparatória de Cadetes do Ar. A escola cívico-militar é uma escola civil que traz alguns aspectos de valores e disciplina que são extremamente importantes não só para a formação acadêmica de excelência, como se vê, como resultado dessas escolas, mas também para aprender valores que vão ser uteis para o resto da vida. Então, registro aqui a tristeza pelo cancelamento desse tipo de programa, porque tenho certeza de que quase metade da brasileira o apoia. Portanto, nós temos aí essas escolas e, no momento em que você termina um projeto como esse, você está desconsiderando praticamente metade da população brasileira que gostaria de ter os seus filhos em organizações desse tipo.

    Então, aqui a minha alegria pela criação da frente parlamentar para a formação profissional e tecnológica, e a tristeza pelo cancelamento de um programa que poderia trazer muito sucesso na vida de muitos jovens. Eu espero que isso seja reconsiderado para que as famílias que tenham seus filhos, as famílias que pretendam ter os seus filhos com uma formação excelente que essas escolas oferecem possam continuar a sonhar com um bom futuro para os seus filhos.

    Muito obrigado, Presidente. Obrigado a todos. E novamente obrigado, nobre Senadora Damares, pela apresentação do relatório. Obrigado.