Presidência durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a decisão de reduzir a taxa básica de juros da Selic pelo Banco Central.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento:
  • Considerações sobre a decisão de reduzir a taxa básica de juros da Selic pelo Banco Central.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2023 - Página 67
Assunto
Economia e Desenvolvimento
Matérias referenciadas
Indexação
  • REGISTRO, DECISÃO, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), REDUÇÃO, TAXA SELIC.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Obrigado, Senador Carlos Viana.

    Eu gostaria de fazer um registro também ao Plenário do Senado Federal, aqui ladeado pelo Relator da reforma tributária, o Líder Eduardo Braga, e pelo nosso Primeiro-Vice-Presidente do Senado, o Senador Veneziano Vital do Rêgo. Todos nós temos o intuito de melhorar a economia do Brasil e diversos números positivos estão se apresentando na economia do Brasil, e eu queria registrar a notícia acerca da decisão do Copom, do Banco Central, de reduzir em 0,5% a taxa básica de juros, a taxa Selic, que é algo que vinha sendo perseguido, inclusive, pelo Senado Federal.

    Fizemos aqui uma audiência pública, uma sessão de debates a respeito de juros, inflação e crescimento, com diversos pronunciamentos de Senadoras e Senadores também nesse sentido, um clamor muito forte da sociedade e do setor produtivo nacional. E essa iniciativa é uma iniciativa que precisa ser enaltecida pela Presidência do Senado, pelo que cumprimento o Banco Central e seu Presidente, Roberto Campos Neto, e quero crer que seja o início de uma saga de redução da taxa de juros no Brasil, o que é muito propício para o nosso crescimento, a geração de empregos, a geração de riquezas, a geração de arrecadação, a geração de divisas para o nosso país.

    Então, um dado muito positivo, uma notícia muito alvissareira sobre a redução da taxa básica de juros na tarde de hoje no Brasil.

    Foi uma votação muito apertada no Copom, no conselho monetário.

    O SR. EFRAIM FILHO (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - PB. Pela ordem.) – Presidente, aproveitando a presença do nosso Relator Eduardo Braga, há alguma expectativa da chegada do texto da reforma tributária ao Senado?

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Parece-me que amanhã os autógrafos ficarão prontos na Câmara dos Deputados – essa é a notícia que tenho –, e o Presidente Arthur Lira virá pessoalmente trazer os autógrafos à Presidência do Senado. Acho importante isto, que é uma demonstração, inclusive, de alinhamento do Senado com a Câmara dentro do propósito comum de se ter uma reforma tributária no Brasil, evidentemente, com a contribuição que será dada pelo Senado em eventuais modificações. Mas me parece que, ao longo desta semana, nós receberemos a reforma tributária. A PEC será imediatamente encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça, que é a Comissão competente para sua apreciação, sob a relatoria do Senador Eduardo Braga, e, na sequência, nós a apreciaremos no Plenário.

    Nosso objetivo é que até o final do ano nós possamos promulgar essa emenda constitucional da reforma tributária do país, Líder Efraim Filho, a quem, desde já, passo a palavra pela ordem.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2023 - Página 67