Pela ordem durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre a Mensagem (SF) (MSF) n° 35, de 2023, que "Submete à apreciação do Senado Federal, de conformidade com o art. 52, inciso III, alínea "f", da Constituição, combinado com o art. 6° da Lei Complementar nº 80, de 12 de Janeiro de 1994, o nome do Senhor IGOR ROBERTO ALBUQUERQUE ROQUE, Defensor Público Federal, para exercer o cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União, na vaga decorrente do término do mandato de Daniel de Macedo Alves Pereira."

Registro sobre a redução da taxa Selic pelo Banco Central. Elogio à condução da política econômica pelo Ministro de Estado da Economia, Fernando Haddad.

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Defensoria Pública:
  • Pela ordem sobre a Mensagem (SF) (MSF) n° 35, de 2023, que "Submete à apreciação do Senado Federal, de conformidade com o art. 52, inciso III, alínea "f", da Constituição, combinado com o art. 6° da Lei Complementar nº 80, de 12 de Janeiro de 1994, o nome do Senhor IGOR ROBERTO ALBUQUERQUE ROQUE, Defensor Público Federal, para exercer o cargo de Defensor Público-Geral Federal da Defensoria Pública da União, na vaga decorrente do término do mandato de Daniel de Macedo Alves Pereira."
Economia e Desenvolvimento:
  • Registro sobre a redução da taxa Selic pelo Banco Central. Elogio à condução da política econômica pelo Ministro de Estado da Economia, Fernando Haddad.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2023 - Página 74
Assuntos
Organização do Estado > Funções Essenciais à Justiça > Defensoria Pública
Economia e Desenvolvimento
Matérias referenciadas
Indexação
  • DEFESA, VOTAÇÃO, MENSAGEM (MSG), INDICAÇÃO, SENADO, ESCOLHA, NOME, AUTORIDADE, CARGO PUBLICO, DEFENSOR PUBLICO-GERAL, DEFENSORIA PUBLICA DA UNIÃO (DPU).
  • REGISTRO, REDUÇÃO, TAXA SELIC, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), ELOGIO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA ECONOMIA, FERNANDO HADDAD.

    O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, serei breve, no intuito de reforçar aqui a demanda que foi apresentada pelo Senador do Estado de Minas Gerais, nosso companheiro Carlos Viana, no sentido de que pudéssemos votar a próxima indicação, a do Defensor Público da União. Já tivemos oportunidade aqui de votar indicações ao CNJ, ao CNMP, e essa indicação ao DPU seria importante que pudesse ter um espaço também.

    E queria registrar aqui também esta questão importantíssima que tivemos hoje: essa primeira redução das taxas de juros. Isso foi resultado do ambiente econômico que o país vive, que não é resultado da sorte do Presidente, mas de uma política econômica bem conduzida, consistente, por um Ministro preparado e competente e por um Presidente da República que, por si só, é capaz de gerar condições importantes para a melhoria do ambiente econômico.

    Lamento apenas porque, na minha opinião, essa redução poderia ser mais significativa. E eu espero que, no próximo mês, na próxima reunião, nós possamos ter melhores notícias. Com certeza o ambiente econômico ainda estará numa condição melhor, e talvez isso faça com que a diretoria do Banco Central seja mais ousada. O Brasil exige, deseja e precisa de mais ousadia nessa questão das taxas de juros.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2023 - Página 74