Pela ordem durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2796, de 2021, que "Cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os jogos de fantasia".

Autor
Carlos Viana (PODEMOS - Podemos/MG)
Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Ciência, Tecnologia e Informática, Desporto e Lazer, Indústria, Comércio e Serviços:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2796, de 2021, que "Cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os jogos de fantasia".
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2023 - Página 87
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Política Social > Desporto e Lazer
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
Matérias referenciadas
Indexação
  • PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, NORMAS GERAIS, FABRICAÇÃO, IMPORTAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, JOGO ELETRONICO, SOFTWARE, TELEFONE CELULAR, PROGRAMA, COMPUTADOR, ELEMENTO, GRAFICO, AUDIOVISUAL, OBJETIVO, LAZER, POSSIBILIDADE, PESSOA JURIDICA, BENEFICIO, INCENTIVO FISCAL, PESQUISA TECNOLOGICA, INOVAÇÃO, APOIO, ESTADO, FORMAÇÃO, RECURSOS HUMANOS, INDUSTRIA.

    O SR. CARLOS VIANA (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - MG. Pela ordem.) – Muito obrigado.

    Primeiro, meu boa-tarde a todos os Senadores e Senadoras e a todos aqueles que nos acompanham pela TV Senado.

    Nós sabemos da necessidade de se votar diversos projetos com mais rapidez, de darmos também respostas mais efetivas, mas nós precisamos ter responsabilidade. Nessa questão de jogos eletrônicos, o assunto é sério. Nós estamos falando de comportamento de adolescentes, e eu tenho aqui pesquisa, Senadora Leila...

    A USP mostra que 28% dos 4 mil adolescentes entrevistados fazem uso problemático de jogos eletrônicos e se encaixam nos critérios de transtorno de jogo pela internet. Compulsivos, não conseguem parar, acabam sendo atraídos por algo que é simples no primeiro momento, mas que o cérebro de um adolescente não consegue processar como realidade ou não e cria uma dependência. Por isso fiz o pedido para que fosse retirado de pauta. Obrigado pelo apoio dos Senadores. E vamos a uma discussão mais responsável, mais abrangente nessa questão dos jogos.

    Com essa questão de jogos, Senador Marcos Pontes, Senador Girão, nós temos que tomar muito cuidado, porque há um lobby absurdo, silencioso para aprovar no Brasil os jogos a qualquer custo, sem nenhum tipo de impacto analisado, inclusive, no SUS.

    Portanto, muito obrigado pela aprovação do requerimento, e vamos a uma discussão nas Comissões sobre um assunto que é importante para todos nós.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2023 - Página 87