Como Relator durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2208, de 2022 (Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado nº 104, de 2015), que "Institui a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEEJC) e define seus princípios, objetivos e ações".

Autor
Zequinha Marinho (PODEMOS - Podemos/PA)
Nome completo: José da Cruz Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Como Relator
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Educação Profissionalizante:
  • Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2208, de 2022 (Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado nº 104, de 2015), que "Institui a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEEJC) e define seus princípios, objetivos e ações".
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2023 - Página 90
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Matérias referenciadas
Indexação
  • RELATOR, PROJETO DE LEI, SUBSTITUTIVO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CRIAÇÃO, POLITICA NACIONAL, INCENTIVO, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, CAMPO, AGRONEGOCIO, FORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ACESSO, Crédito Rural, INCLUSÃO SOCIAL, TRABALHO, RENDA.

    O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PA. Como Relator.) – Muito obrigado, Presidente.

    Rapidamente, com a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo, pretende-se estimular o empreendedorismo e criar as condições para que ele prospere no campo, fazendo com que o país faça um bom uso desse seu grande e fantástico potencial no agronegócio.

    É muito interessante levar em consideração que esse programa venha a evitar que o jovem no campo vá para a cidade e, de repente, fique fazendo volume nas periferias, buscando um emprego, uma oportunidade e, de repente, não encontrando. E, às vezes, encontrando outros caminhos, e caminhos, de repente, que não são caminhos do bem, nem de bem, se enveredando pelo crime e por outras práticas.

    Isso é muito ruim. Espero que, com este projeto, o Governo Federal possa dar à juventude do campo... Hoje há um campo diferente do que no meu tempo de jovem, campo que tem tecnologia, campo que tem assistência técnica, campo que tem, enfim, uma série de outras condições para se trabalhar e produzir. Campo que hoje pode produzir, que tem mercado, ou seja, muito diferente do que nos velhos tempos.

    É muito importante que a gente dê a esse jovem, que sonha em prosperar, a oportunidade de continuar na terra dos seus pais, avançando com o agronegócio, que hoje é uma alavanca da economia nacional.

    Portanto, quero aqui solicitar aos nobres pares esse voto para que a gente aprove e veja criado aqui o Programa Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem no Campo.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2023 - Página 90