Pronunciamento de Rodrigo Cunha em 30/08/2023
Fala da Presidência durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentário acerca do processo legislativo no Senado.
- Autor
- Rodrigo Cunha (PODEMOS - Podemos/AL)
- Nome completo: Rodrigo Santos Cunha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Processo Legislativo:
- Comentário acerca do processo legislativo no Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/08/2023 - Página 98
- Assunto
- Jurídico > Processo > Processo Legislativo
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- COMENTARIO, PROCESSO LEGISLATIVO, SENADO.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Cunha. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - AL. Fala da Presidência.) – Muito bem, após o pronunciamento do Senador Cleitinho, o qual também acompanhei muito atentamente, e acho que a D. Dadá continua ensinando até hoje, porque é o exemplo que vai passando de geração para geração.
E o Senador Magno Malta, na fala dele – me explique aqui direito –, você falou que, em algumas situações, ontem você disse isso, em algumas situações, a mensagem sai da cabeça para boca e, em outras, do coração para boca. E aqui, Senador Cleitinho, eu já ouvi algumas pessoas perguntando como era o seu comportamento aqui no Senado, e o que eu posso dizer é que você não é uma pessoa radical. Muita gente imagina que o Cleitinho é um cara radical, e não é. Aqui dá para perceber que você fala com coração, que essa é a sua manifestação, a sua forma de ser legítima, que é com o que as pessoas se conectam.
Antes, a política era feita por idolatria, na sua grande maioria. Quanto mais distante – aquele inalcançável –, fazia com que as pessoas se conectassem. Hoje, a gente sabe que as pessoas só querem se conectar com pessoas iguais a elas, que acreditam no que elas acreditam. Então, nesse exemplo de hoje, em que V. Exa. aqui, coloca para fora a angústia de quem trabalha com sua equipe para elaborar projetos e não vê andar, dá para perceber, não precisa falar nada. O seu sentimento aqui foi exposto. Então, a nossa missão aqui também é – e o Senador Girão também é testemunha disso – fazer com que os projetos tramitem com celeridade e acompanhar o passo a passo. Cobrar, muitas vezes, não só do Presidente do Senado, mas, às vezes, dos colegas Senadores, porque está numa Comissão em que ainda não foi designado um Relator. Se foi designado um Relator, o Relator não apresentou o relatório. Se apresentou o relatório, se já entrou em pauta. Se entrou em pauta, se alguém pediu vista. Então, é necessário a gente estar monitorando, mas eu concordo que é importante criar algum mecanismo de prioridades também, porque eu tenho meus projetos, eu monitoro meus projetos. Tenho uns com dois, três, quatro anos tramitando aqui, enquanto uns que chegam no dia anterior já vão para a votação. Então, sei que V. Exa. também acompanha e que não deve ser assim, não existe um Senador melhor que outro. Então, é olhar vigilante, é usar o microfone como você usa muito bem para exigir que os seus projetos – que são interessantes aqui, que vêm com clamor social – sejam colocados em votação. Nunca vi aqui, no mesmo sentido do Senador Girão, V. Exa. sempre pede transparência e agilidade. Então, acredito que inclusive a maior proteção que um gestor pode ter é a transparência. Quanto mais transparente ele for, mais protegido ele vai estar. Então, dessa maneira, eu me somo à fala de V. Exa.
Em seguida, passo à leitura do item extrapauta, que é um requerimento de licença.
Requerimento nº 452, de 2023, do Senador Giordano, que solicita, com fundamento no art. 40 do nosso Regimento Interno, licença dos trabalhos da Casa para participar de missão oficial, nos termos de autorização da Presidência do Senado Federal.
As Sras. e os Srs. Senadores que aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado o requerimento.
Será cumprida agora a deliberação no Plenário.
A Presidência informa aos Senadores e às Senadoras, que o item 2 da pauta da sessão de hoje, o Projeto de Lei 3.635, de 2023, da Deputada Iza Arruda, que cria o selo Empresa Amiga da Amamentação para estimular o desenvolvimento de ações de incentivo ao aleitamento materno, devido à impossibilidade de sua deliberação na data de hoje, será o primeiro item da pauta da sessão deliberativa de amanhã.
Portanto, está convocada a sessão deliberativa extraordinária para amanhã, quinta-feira, às 11h, com pauta divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa, acrescida do Projeto de Lei nº 3.635, de 2023.
Cumprida a finalidade desta sessão, a Presidência declara o seu encerramento.