Pela ordem durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação contrária á aprovação de urgência para o Projeto de Lei (PL) n° 2796, de 2021, que "Cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os jogos de fantasia".

Autor
Carlos Viana (PODEMOS - Podemos/MG)
Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Ciência, Tecnologia e Informática, Desporto e Lazer, Indústria, Comércio e Serviços:
  • Manifestação contrária á aprovação de urgência para o Projeto de Lei (PL) n° 2796, de 2021, que "Cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os jogos de fantasia".
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2023 - Página 80
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Política Social > Desporto e Lazer
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
Matérias referenciadas
Indexação
  • PAUTA, URGENCIA, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, NORMAS GERAIS, FABRICAÇÃO, IMPORTAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, JOGO ELETRONICO, SOFTWARE, TELEFONE CELULAR, PROGRAMA, COMPUTADOR, ELEMENTO, GRAFICO, AUDIOVISUAL, OBJETIVO, LAZER, POSSIBILIDADE, PESSOA JURIDICA, BENEFICIO, INCENTIVO FISCAL, PESQUISA TECNOLOGICA, INOVAÇÃO, APOIO, ESTADO, FORMAÇÃO, RECURSOS HUMANOS, INDUSTRIA.

    O SR. CARLOS VIANA (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - MG. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente.

    Eu quero reforçar as palavras dos colegas Leila e Girão no respeito grande que tenho pelo Senador Irajá, pelo trabalho e profissionalismo.

    Mas, Srs. Senadores e Senadoras, há um lobby gigantesco em nosso país que tem se movimentado para legalizar os jogos de azar em todo o Brasil, e a discussão não está sendo, muitas vezes, levada com profundidade. Eles querem que isso passe sem que nós dialoguemos com todos os setores da sociedade, porque sabem o mal que podem causar ao país se nós legalizarmos os jogos.

    Lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, que em vários países, onde existem os cassinos, os governos gastam fortunas para poder combater a lavagem de dinheiro que normalmente o jogo traz.

    Neste caso do projeto, eu peço aos Srs. Senadores e Senadoras que nós votemos contra a urgência.

    Na CAE, minha emenda não foi aceita, não houve diálogo. Nós temos pedidos para que o projeto vá a outras Comissões, para que a gente aprofunde o debate sobre essa questão dos jogos de azar em nosso país, que eu digo desde sempre: sou contra, porque o lucro que vai trazer não vai dar ao Brasil nenhuma satisfação, muito menos fiscal. Vai trazer problemas sociais graves a questão dos jogos.

    Então, peço aos Srs. Senadores o voto contra o regime de urgência e, principalmente, um debate aprofundado nesta Casa para que a gente saiba exatamente todas as consequências, todos os interesses que estão por trás desse grande movimento que está em nosso país na tentativa de aprovar os jogos de azar em nosso país.

    Obrigado. Eu espero, sinceramente, que a gente possa debater à exaustão essa questão dos jogos de uma maneira responsável, transparente, e ouvindo todos os setores da sociedade brasileira.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2023 - Página 80