Pela ordem durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Autor
Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Pessoas com Deficiência:
  • Comemoração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2023 - Página 101
Assunto
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, LUTA, DEFICIENTE FISICO, DEFICIENTE MENTAL.

    O SR. WEVERTON (PDT/PDT - MA. Pela ordem.) – Sr. Presidente Veneziano Vital do Rêgo, amanhã, dia 21, será comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Não é comemorado, é o Dia Nacional de Luta. O dia 23 será o Dia Internacional da Língua de Sinais e dia 26 de setembro será o Dia Nacional do Surdo.

    Eu estava fazendo a conta aqui, rapidamente. Em 1998, V. Exa. era Vereador de Campina Grande e foi protagonista de um projeto importante para a colocação de intérpretes, que levou à discussão dessa importante linguagem, hoje, de acessibilidade, que é libras, dentro de Campina Grande.

    Passados esses 25 anos, no dia de hoje, no Senado Federal, nós, pela manhã, tivemos a grata surpresa da aprovação do PL 12.319, de 2010, que trata sobre o tema, a questão dos intérpretes no Brasil. Nós ligamos para o Presidente Rodrigo Pacheco e pedimos a inclusão extrapauta, por conta de todas as datas nacionais, a partir de amanhã, dentro deste mês. Nós estamos falando de 10 milhões de brasileiros que precisam, de alguma forma, desses profissionais e dessa relação com todos os brasileiros. Nós pedimos a sensibilidade da Mesa, desta Casa, e, agora, da Presidência, conduzida, tão brilhantemente, por V. Exa., para a inclusão extrapauta dessa matéria, para que nós possamos deliberar, ainda nesta sessão, no dia de hoje.

    Então, era essa a questão de ordem que eu gostaria de fazer e, de já, agradecer e parabenizá-lo, porque, 25 anos atrás, V. Exa. já estava discutindo esse tema, na sua querida Campina Grande, na sua querida Paraíba. Eu tenho certeza de que, hoje, V. Exa. também fará história, presidindo esta sessão, fazendo com que essa conquista também seja de todos os brasileiros.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Querido Senador Weverton, eu fico muito feliz por esta oportunidade. V. Exa. quando propunha e nós nos comunicávamos com o Senador Rodrigo Pacheco – que amanhã estará já de volta ao nosso convívio –, ele ficou feliz, até saudando-o e autorizando para que nós o façamos. Evidentemente ele, ouvido o Plenário, que é soberano, para que nós incluamos, como item extrapauta, o Projeto de Lei n° 5.614, do ano de 2020.

    A causa, por si, fala e justifica que nós abracemos e, portanto, prestemos essa homenagem. E, quando V. Exa. se permitira e honrava-me com a sua presença, eu falava exatamente isso: foi em 1998, Vereador de primeiro mandato em Campina Grande, que aprovávamos, com a sanção do Prefeito, essa proposta do reconhecimento e da inclusão, nas escolas públicas, da libras, a língua brasileira de sinais. É com muita alegria que, estando aqui, nesta oportunidade, participarei com V. Exa., saudando a todos os que estão entre nós, os nossos cumprimentos....

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Democracia/PDT - MA) – Vou fazer, daqui a pouquinho, a referência a ele.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Ah, pois não. E saúdo também a Sra. Shainess Rocha, que é a senhora sua irmã.

    Nossas saudações!

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Democracia/PDT - MA) – É a minha irmã mais velha, que está aqui no Plenário, participando desde o início dessa luta. Daqui a pouquinho, também farei uma referência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2023 - Página 101