Discussão durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4172, de 2023, que "Institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde; e altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001".

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Educação, Fundos Públicos, Infraestrutura, Saúde:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4172, de 2023, que "Institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde; e altera a Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001".
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2023 - Página 46
Assuntos
Política Social > Educação
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Fundos Públicos
Infraestrutura
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, OPERAÇÃO, FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR (FIES), REQUISITOS, ADESÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, AMORTIZAÇÃO, FINANCIAMENTO, TRANSAÇÃO, RENEGOCIAÇÃO, ESTUDANTE, CRIAÇÃO, PACTO, RETOMADA, OBRAS, SERVIÇO DE ENGENHARIA, DESTINAÇÃO, EDUCAÇÃO BASICA, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, SAUDE, REPASSE, FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE), ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, REGULAMENTAÇÃO, EXECUTIVO, DIRETRIZ, FONTE, RECURSOS FINANCEIROS.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discutir.) – Obrigada, Presidente.

    Presidente, eu também quero me manifestar a favor do projeto, mas com algumas preocupações.

    Eu estou na Comissão de Educação, na avaliação e na coordenação de um trabalho em que nós estamos avaliando a Meta 7 do Plano Nacional de Educação, que trata do fomento à qualidade da educação básica em todas as modalidades; e nós entendemos a necessidade de escolas serem entregues, de essas creches serem entregues – estamos tendo inúmeras reuniões com o Fundo Nacional da Educação –, mas nós temos uma preocupação com a responsabilização, Presidente.

    O nosso amigo Senador do Paraná disse que concluir a obra não acaba, e eu tenho certeza disso. Não acaba com o problema. Não é porque as obras serão concluídas que a responsabilização não tem que acontecer.

    Eu já estou vendo um oba-oba no Brasil: "Vamos entregar essa obra e acabou". Atenção, Ministério Público de todo o país! Nós vamos acompanhar a conclusão dessas obras.

    Eu quero citar exemplos, Presidente... Por exemplo, o Marajó. Eu não vou cansar nunca de falar do Marajó, de a gente chegar em comunidades, a obra iniciada, o construtor já fugiu para longe com o dinheiro, já gastou todo o dinheiro, e a obra lá, iniciada, coberta de mato. Nós vamos voltar lá, concluir essa obra. E a responsabilização de quem roubou? E a responsabilização de quem se envolveu com corrupção nessas obras? Só na área da educação, são mais de 3 mil obras que serão retomadas.

    Fica aqui o meu alerta ao Ministério Público do Brasil inteiro com a responsabilização.

    Eu queria aqui fazer uma contestação ao nosso Vice-Presidente, que perguntou por que o Governo anterior não acabou. Muitas obras estão sub judice. Não é chegar lá e terminar essa obra. Nós temos processo judicial para concluir em muitas obras.

    O Governo Bolsonaro queria sim fazer as entregas, mas a gente chega em 2019, a gente recebe um PPA pronto, um Orçamento da União pronto, construído pelo Congresso em 2018 – em 2019, é impossível concluir as obras. Quando o Governo Bolsonaro ia mostrar em 2020 a que veio, nós fomos surpreendidos com uma pandemia também.

    Então, eu queria responder, de forma delicada, como nosso Vice-Presidente é tão delicado quando bate no antigo Governo, eu quero responder a ele, também de forma delicada, que havia, sim, intenção do Governo Bolsonaro de colocar todo mundo na cadeia que roubou e não acabou essas obras por corrupção, rever cada obra, a judicialização, por que não foi concluída... Nós temos obras, por exemplo, que foram iniciadas em área de preservação ambiental. Como é que a gente vai fazer agora? Vai concluir? Vai abandonar? Vai começar outra? Tem muitos, muitos detalhes em volta dessas obras que precisam ser acompanhados.

    Nós vamos votar a favor, mas eu queria chamar atenção dos colegas Senadores: vamos fazer, cada um de nós, uma força-tarefa em nossos gabinetes, cada um no seu estado, acompanhando a execução dessas obras, acompanhando em que fase está, se vão retomar obras que não podem ser retomadas, se não é melhor a gente começar do zero ou colocar tinta onde não tem mais jeito. Então, fica aqui um desafio aos colegas: a gente ajudar o Ministério Público a fiscalizar.

    Nós vamos votar a favor porque a gente entende necessário, entende que lugar de criança é na escola, e em lugar que não tem escola as crianças estão na rua ou assistindo a aulas embaixo de árvores ainda.

    Obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2023 - Página 46