Pronunciamento de Jayme Campos em 17/10/2023
Discussão durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2839, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos".
- Autor
- Jayme Campos (UNIÃO - União Brasil/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Saúde:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2839, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos".
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/10/2023 - Página 76
- Assunto
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, INCENTIVO, DOAÇÃO, ORGÃO HUMANO, IMPLEMENTAÇÃO, UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, DEFINIÇÃO, OBJETIVO, ESTRATEGIA.
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT. Para discutir.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, quando se propõe hoje a votação desse projeto, quero dizer que ele é muito caro para mim, até porque tivemos em minha família também uma questão de transplante: do filho do meu irmão, o hoje Deputado Estadual Júlio Campos, que foi Senador da República.
O Brasil tem 66 mil pessoas na fila aguardando um transplante. Mato Grosso tem 700 pessoas aguardando também na fila do transplante.
Um projeto como esse aqui é meritório. Quero louvar a iniciativa do Deputado Ricardo Izar e também, da mesma forma, cumprimentar o Relator da matéria, o Senador Humberto Costa, competente e zeloso, que promoveu com certeza esse seu relatório, que veio atender grande parcela da população brasileira, que, lamentavelmente, tínhamos de ter mecanismos e instrumentos para facilitar e, sobretudo, regulamentarmos.
E particularmente, neste dia 18, agora, estamos comemorando o Dia do Médico. O Brasil tem 546 mil médicos esparramados nesse imenso Brasil. O que nós precisamos, com certeza, é de lei aprimorando, com certeza, esse objeto desse projeto para que possamos atender a demanda hoje, e sobretudo de forma racional, de forma respeitosa, para não se criar, como se criou há pouco, imbróglios dizendo que pessoas estavam passando na frente de outras e, com isso, os ricos prejudicando os pobres.
De maneira que eu acho fundamental essa política nacional sobre doação de órgãos e conscientizar as pessoas da importância desse ato solidário e humano. Nada mais é do que um ato solidário e humano.
Dessa maneira, eu acho que, nesta semana em que se comemora a semana dos médicos, esta Casa se propõe a votar aqui vários projetos de lei e, com certeza, com isso nós estaremos de fato fazendo com que o Brasil se aprimore a cada dia em todos os setores, seja na educação, na saúde, etc.
Portanto, cumprimento tanto o autor como também, da mesma forma, o Relator, Senador Humberto Costa.
Muito obrigado, Sr. Presidente.