Discussão durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2839, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos".

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Saúde:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2839, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos".
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2023 - Página 77
Assunto
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, CONSCIENTIZAÇÃO, INCENTIVO, DOAÇÃO, ORGÃO HUMANO, IMPLEMENTAÇÃO, UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, DEFINIÇÃO, OBJETIVO, ESTRATEGIA.

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu gostaria de parabenizar também essa iniciativa com a política de incentivo de doação de órgãos.

    Sem dúvida nenhuma, é um tema extremamente importante sob vários aspectos. Dois deles são muito claros: um é o aspeto humanitário. No momento em que alguém tem algum parente ou a própria pessoa na necessidade de algum órgão, fica muito claro o quanto isso pode ajudar na vida, na qualidade de vida das pessoas.

    O segundo ponto tem a ver com a economia. Sem dúvida nenhuma, o SUS gasta muitos recursos, por exemplo em diálise, por exemplo em outros tipos de tratamentos necessários para pessoas que necessitam de transplante de algum tipo de órgão, e a existência de doadores certamente vai nesse sentido econômico.

    Mas é bom ressaltar também que a nossa tecnologia trabalha em muitos setores. Basicamente todos os setores dependem de tecnologia, e o setor de saúde também. O Brasil tem, vamos dizer assim, uma qualidade de profissionais e de tecnologia que é invejável de muitos países, e é importante ressaltar o trabalho dos nossos cientistas, o trabalho dos nossos médicos nesse sentido. Sem dúvida nenhuma, colocar uma lei nesse sentido, para incentivar a doação de órgãos e a utilização de tecnologia, vai ajudar muitas pessoas e salvar muitas pessoas.

    Eu acho que a família dos doadores também tem que ficar muito orgulhosa do ato final.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2023 - Página 77