Discurso durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discurso de despedida de S. Exa. do exercício do mandato de Senadorda República.

Destaque para o Projeto de Lei nº 3670/2023, de autoria de S. Exa., que retira aobrigatoriedade de cobrança de FGTS e Contribuição Previdenciária sobre a remuneração recebida porempregados que já sejam aposentados, bem como cria cadastro específico de vagas de trabalho paraaposentados junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Autor
Mauro Carvalho Junior (UNIÃO - União Brasil/MT)
Nome completo: Mauro Carvalho Junior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Discurso de despedida de S. Exa. do exercício do mandato de Senadorda República.
Contribuição Previdenciária { Contribuição Patronal }, Desoneração Fiscal { Incentivo Fiscal , Isenção Fiscal , Imunidade Tributária }, Fomento ao Trabalho, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS):
  • Destaque para o Projeto de Lei nº 3670/2023, de autoria de S. Exa., que retira aobrigatoriedade de cobrança de FGTS e Contribuição Previdenciária sobre a remuneração recebida porempregados que já sejam aposentados, bem como cria cadastro específico de vagas de trabalho paraaposentados junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Aparteantes
Astronauta Marcos Pontes, Eduardo Girão, Esperidião Amin, Izalci Lucas, Jaime Bagattoli, Jaques Wagner, Jorge Kajuru, Jorge Seif, Margareth Buzetti, Randolfe Rodrigues, Rodrigo Pacheco, Rogerio Marinho, Tereza Cristina, Zequinha Marinho.
Publicação
Publicação no DSF de 01/11/2023 - Página 33
Assuntos
Outros > Atividade Política
Economia e Desenvolvimento > Tributos > Contribuição Previdenciária { Contribuição Patronal }
Economia e Desenvolvimento > Tributos > Desoneração Fiscal { Incentivo Fiscal , Isenção Fiscal , Imunidade Tributária }
Política Social > Trabalho e Emprego > Fomento ao Trabalho
Política Social > Trabalho e Emprego > Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Matérias referenciadas
Indexação
  • DESPEDIDA, SENADOR, RETORNO, WELLINGTON FAGUNDES, AGRADECIMENTO.
  • COMENTARIO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, CRIAÇÃO, CADASTRO, VAGA, TRABALHO, APOSENTADO, SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO (SINE), ISENÇÃO, COBRANÇA, FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO (FGTS), CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIARIA, REMUNERAÇÃO, HIPOTESE, EMPREGADO.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT. Para discursar.) – Presidente Rodrigo Pacheco, hoje eu venho a este Plenário do Senado Federal para prestar contas dos meus quatro meses aqui como Senador da República, porque a licença do Senador Wellington Fagundes termina agora, nesta semana, e na segunda-feira, o Senador Wellington já toma posse de volta como Senador da República.

    Eu quero agradecer primeiro a Deus por esta oportunidade de estar aqui hoje, agradecer a minha família, à Mônica, com a qual estou casado há 38 anos, a minhas filhas Camilla e Isabelle, por toda essa compreensão da nossa ausência, dedicando à vida pública.

    Agradeço ao Senador Wellington Fagundes por me proporcionar esta oportunidade desses quatro meses, num momento tão importante do Senado Federal, com debate da reforma tributária, da descriminalização das drogas, da liberação do aborto. Foi uma grande oportunidade para ampliar o meu conhecimento aqui dentro do Senado Federal.

    Agradeço à bancada do nosso Estado de Mato Grosso, à nossa Senadora Margareth, a qual cumprimento pelo seu aniversário hoje, o Senador Jayme Campos; agradeço também ao Governador Mauro Mendes, que me deu a oportunidade de me tornar 1º Suplente de Senador do Wellington; agradeço ao meu Líder da União Brasil, Efraim Morais; agradeço ao Líder do Governo, Jaques Wagner.

    E aqui quero dizer a V. Exa. que é um gigante, é um herói. Eu sei o que V. Exa. passa, dentro deste Senado Federal e dentro das Comissões, pelo pouco tempo em que eu estou aqui no Senado Federal. Sei o quanto V. Exa. tem as suas convicções, ponderadas, equilibradas, e não teria pessoa melhor para exercer essa Liderança do Governo como V. Ex.

    Agradeço também ao Líder da Oposição, Senador Rogerio Marinho, que também, a todo momento, de uma forma equilibrada também, tem colocado seu ponto de vista. Esse contraponto é muito importante para a democracia do nosso país, e é isso que faz a diferença nesta Casa de leis.

    Quero agradecer às duas frentes parlamentares das quais faço parte: a Frente Parlamentar da Agropecuária e a Frenlogi. E está aqui o nosso Deputado Edinho representando-a. São duas frentes que me acolheram muito bem.

    Quero agradecer a todos os meus servidores do gabinete, que me acolheram. Não foi substituído ninguém, a equipe é a mesma do Senador Wellington Fagundes. Então, tenho um enorme prazer de ter trabalhado com essa equipe e, com muita humildade, quero agradecer toda a atenção que a equipe deu a mim.

    Tive, nesses quatro meses aqui, alguns projetos importantes. Eu julgo mais importante o projeto de lei dos aposentados, gerando realmente um benefício para que esses aposentados retornem para o mercado de trabalho, para um novo emprego. Não iremos tirar vaga de nenhum emprego que já existe hoje, isso é para a criação de novos empregos. Nós estamos isentando o empresário de FGTS, de INSS e o aposentado, também, do INSS. Com certeza, um projeto de inclusão social que trará benefício para mais de 17 milhões de aposentados que hoje estão dentro de casa. Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Assuntos Econômicos. Eu agradeço muito o apoio do Senador Humberto Costa, que é Presidente daquela Comissão, por todo o apoio que deu nesse projeto de lei.

    O projeto de lei do qual eu fui Relator, hoje, do Senador Astronauta Marcos Pontes, é um projeto que cria, que dá oportunidade para o Governo criar uma bolsa para o ensino médio, gerando oportunidades para que as famílias que estão no CadÚnico, no Bolsa Família, também tenham a oportunidade de colocar seus filhos, caso não haja vaga no ensino público nas escolas particulares.

    O projeto de lei do qual a nossa Senadora Margareth Buzetti foi autora, eu fui Relator, da estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que trará muito benefício não só para o Estado de Mato Grosso, mas para todo o povo brasileiro.

    Quero dizer aqui, Sr. Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, que o poder que eu exerci aqui foi o poder que eu exerço todos os dias para o próximo. Em nenhum momento, exerci o poder como Senador da República em benefício próprio, pensando na minha pessoa ou no meu umbigo. Sempre me coloquei, nesta Casa de leis, pensando naquilo que é melhor para o povo de Mato Grosso, pensando naquilo que é melhor para o povo brasileiro.

    Aqui eu agradeço muito a V. Exa. por todo o apoio que me deu, desde o primeiro dia. Agradeço, na pessoa do Secretário Sabóia, a toda a Mesa do Senado Federal, o apoio que me deu, desde o primeiro momento em que cheguei a esta Casa. Eu me senti, naquele momento, como se estivesse aqui há muitos anos, há muitos anos. Com todos os Senadores que conversei, aqui nesta Casa, sempre fui tratado como um velho amigo. A Mesa Diretora, por intermédio de V. Exa., do Secretário Sabóia, agiu da mesma forma. Então, eu me sinto muito honrado. A experiência que tive, esses quatro meses aqui, com certeza eu gostaria de ter com um pouco menos de idade, porque vou transferir esse conhecimento, pois retorno agora para a Casa Civil, como Secretário da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, no meu retorno do Senado. Mas daqui levo para o meu Estado grande experiência, porque eu tive a oportunidade de sentar do outro lado do balcão. Sempre estive do lado do Executivo e agora vim aqui ver, realmente, como é que funciona o Legislativo. E aqui tive a oportunidade de conhecer excelentes Senadores da República que pensam, realmente, naquilo que é melhor para todos nós brasileiros.

    Eu não posso, de forma nenhuma, deixar de ressaltar aqui o trabalho do Senador Girão na sua defesa enfática com relação à descriminalização das drogas e à liberação do aborto.

    Vou continuar como Secretário de Estado, mas vou continuar acompanhando esta Casa e dando total apoio a todos os Senadores. O Brasil, Senador Jorge Seif, Senador Izalci, não está preparado, não tem a maturidade suficiente para liberar o aborto neste país e para descriminalizar as drogas. Quem sabe, num futuro, pode ser até próximo, este Brasil exerça maturidade suficiente.

    O Brasil, ainda...

    O Sr. Jaime Bagattoli (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO) – O Senador Mauro Carvalho concede um aparte?

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Da mesma forma, com o mesmo prazer, muito grande, Senador Jaime.

    Já estou finalizando, mas concedo um aparte, com certeza.

    O Sr. Jaime Bagattoli (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO. Para apartear.) – Senador Mauro, eu só quero dizer para você que todos os Senadores aqui estão orgulhosos de ter você aqui na condição de Senador e suplente do Wellington Fagundes.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Jaime Bagattoli (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO) – Eu quero dizer ao Wellington que ele foi muito feliz em escolher a sua pessoa...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Jaime Bagattoli (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO) – ... na condição de primeiro suplente.

    Você é um companheiro, é um Senador que veio trabalhar pelas pautas do Brasil, por aquilo de que o povo brasileiro precisa e, de mais a mais, é um ótimo ser humano.

    Muito obrigado.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    A Sra. Tereza Cristina (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS) – Presidente.

    Senador Mauro.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Opa!

    A Sra. Tereza Cristina (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS. Para apartear.) – Eu também não poderia deixar de dizer o quanto nós vamos sentir a sua falta aqui.

    O nosso amigo querido Senador Wellington Fagundes vai voltar, mas você fez a diferença aqui nesse tempo que você passou aqui, não só no convívio, mas no equilíbrio, na articulação e eu quero te dizer que, daqui para frente, nós precisamos estar sempre mais perto de você – ouviu?

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    A Sra. Tereza Cristina (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS. Para apartear.) – Muito obrigado por tudo que você fez aí nesses...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Minha eterna Ministra da Agricultura.

    A Sra. Tereza Cristina (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS) – Obrigada, Mauro.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Admiração... por você.

    A SRA. TEREZA CRISTINA (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS) – Obrigada, Senador.

    O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – Senador Mauro.

    O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Senador Mauro, pela ordem.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Sim senhor.

    Pois não, Senador Jorge Seif. (Risos.)

    O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Não – não. Primeiro, o ancião ali.

    Pode deixar o Marinho falar.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Então, vamos lá, Senador Rogerio Marinho.

    O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN. Para apartear.) – Com a tolerância do nosso Presidente, para registrar aqui a alegria que tivemos com a sua passagem no Senado da República.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – V. Exa. não só é uma pessoa preparada, é uma pessoa que tem espírito público. É alguém que trouxe aqui para este Senado esse sopro de novidade e essa vontade de querer fazer o melhor pelo Brasil. Mas V. Exa. também é um grande companheiro...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – ... uma pessoa que nos orgulhou muito no período que passou aqui ao nosso lado.

    Eu não tenho dúvida de que, daqui a pouco mais de três anos, nós teremos eleições lá e V. Exa. terá a oportunidade de ser testado pelo povo do seu estado e estará sentado aqui ao nosso lado na bancada.

    Então, parabéns aqui pelo período!

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado, Senador.

    O Sr. Rogerio Marinho (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – Parabéns ao povo de...

    O Sr. Jorge Seif (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para apartear.) – Sr. Presidente, pela ordem. (Pausa.)

    Senador Mauro, que o Mato Grosso saiba que não é só o Wellington Fagundes que o representa muito bem no Senado Federal, mas o senhor desempenhou o papel do Wellington aqui na oposição, trabalhando, dialogando, respeitando a divergência de ideias de Governo e oposição com galhardia, com presença no Plenário, com diálogo, com educação.

    Então, quero parabenizar o senhor, e que o Mato Grosso saiba que o senhor foi um grande representante daquele maravilhoso estado. Tenho certeza de que todos nós teremos, sim, um grande gestor público à frente do Executivo de Mato Grosso. E o senhor saiba: conte sempre conosco. Todo o nosso respeito, nossa admiração à sua breve passagem e estamos na torcida para que o senhor retorne em breve para fazer coro conosco em prol do nosso Brasil.

    Muito obrigado e parabéns, Senador Mauro.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para apartear.) – Senador Mauro, é o seguinte: o Kajuru é meio louco. Portanto, eu vou pedir para o Wellington Fagundes para ele continuar mais três meses de licença para o senhor continuar aqui, porque eu preciso muito do senhor. Não tem companheiro melhor para a Subcomissão do Meio Ambiente, da qual eu fui escolhido Presidente. O primeiro nome que eu fui procurar foi exatamente o seu, pela sua qualificação, pelo seu preparo.

    Então, Wellington, eu te amo, mas fica dois meses de licença, por gentileza.

    O Sr. Astronauta Marcos Pontes (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Para apartear.) – Senador Mauro, por favor. Antes de mais nada, eu quero parabenizá-lo pela conduta, pela pessoa que nos traz grande felicidade trabalhar junto com alguém como V. Exa.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Astronauta Marcos Pontes (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – Também pelo profissional, pelo conhecimento profissional, pela sensatez, pela maneira como conduz todos os assuntos, extremamente capaz, extremamente competente em tudo que faz. Inclusive quero parabenizá-lo hoje também pela aprovação na Comissão de Assuntos Econômicos do PL que trata da bolsa para os alunos do ensino médio. Quando eu vi a sua relatoria, eu falei: tenho certeza de que isso vai ser muito bem explicado. Parabéns. Conte conosco aqui sempre. Contamos contigo e esperamos vê-lo aqui de volta em 2026, aí para oito anos. Obrigado.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado, Senador.

    O Sr. Izalci Lucas (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF. Para apartear.) – Presidente, eu não poderia também deixar... sou muito amigo, respeito muito o Senador Wellington Fagundes já de algum tempo, mas tive o privilégio de conhecê-lo lá no Palácio quando estive no Mato Grosso, e ali mesmo eu vi a competência de V. Exa. no Executivo.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    O Sr. Izalci Lucas (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - DF) – Então, essa experiência aqui, evidentemente, dá a V. Exa. uma credibilidade para voltar. Acho que o povo do Mato Grosso... Primeiro, o Wellington soube escolher o suplente, que realmente está de parabéns, e a população do Mato Grosso também, por ter escolhido o Wellington. E, com certeza, V. Exa. contribuiu muito para a reeleição dele.

    Foi um prazer conviver com V. Exa. e tive o privilégio de relatar um projeto de V. Exa. Espero que o Presidente, no primeiro momento, possa também pautá-lo, para que V. Exa. tenha aqui a marca do projeto, que é muito importante, do Ministério Público.

    Então, parabéns e um retorno breve aqui ao Senado Federal.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado, Senador. Amém.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Um aparte, se possível, Sr. Presidente.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Pois não.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para apartear.) – Mas eu não poderia... Eu estava agora presidindo a sessão da PEC antidrogas que o senhor tanto defendeu. O primeiro signatário, nosso Presidente Rodrigo Pacheco, o Senador Efraim teve que dar uma saída, mas já voltou, continua a sessão lá, e eu estava agoniado porque eu queria estar aqui neste momento. Então, o senhor conquistou o coração de todos nós aqui pelo seu idealismo, pelo seu respeito a todas as opiniões divergentes...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... e também pelas suas proposições, que nós tivemos a benção de aprovar com o apoio de todos os colegas, por unanimidade...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Foi.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... a questão voltada para a terceira idade, a questão do trabalho, que a gente já vê em outros países, é um olhar humano seu...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – É...

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – E nós conseguimos aprovar na CAS. E, pode ter certeza, o senhor vai contar comigo, com o Presidente Rodrigo Pacheco...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... com os colegas para a gente trazer para o Plenário o quanto antes, porque é um legado que o senhor deixa para este país, e a gente espera, sabe... temos um carinho enorme pelo o Senador Wellington Fagundes, é um amigo também...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... mas eu fiquei muito feliz em partilhar esses meses com o senhor aqui e seja sempre muito bem-vindo a esta Casa...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... porque o senhor colabora muito com o Brasil, não apenas com o seu Estado de Mato Grosso, mas também com o Brasil.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Deus abençoe o senhor.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Amém.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Parabéns pelo trabalho.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado, muito obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – A Senadora Margareth Buzetti deseja para fazer um aparte.

    O Sr. Zequinha Marinho (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA) – Senador Mauro, um aparte também.

    A Sra. Margareth Buzetti (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MT. Para apartear.) – Mauro, eu gostaria de falar a você que vou sentir falta de você aqui...

(Soa a campainha.)

    A Sra. Margareth Buzetti (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MT) – ... meu companheiro de Plenário.

    Fizemos a transição em 2018, em segurança pública, juntos, e tu vais deixar uma lacuna aqui que vai fazer falta, meu amigo.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado, muito obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Zequinha Marinho.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Pois não.

    O Sr. Zequinha Marinho (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA. Para apartear.) – Senador Mauro, eu quero aqui neste momento também me juntar a tantos outros amigos para dizer que lamento muito que o tempo tenha se encerrado, mas saiba V. Exa. do respeito, da admiração...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Zequinha Marinho (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA) – ... e do carinho que temos, porque desde o dia que tomou posse se integrou imediatamente a todo mundo e prestou ao Brasil um grande trabalho.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Zequinha Marinho (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA) – Parabéns pela competência, parabéns pela consciência que tem das coisas, não só no aspecto político ou geopolítico aqui dentro do Brasil, mas, acima de tudo, pelo comprometimento. Poderia ter passado todos esses meses muito tranquilamente...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Justamente.

    O Sr. Zequinha Marinho (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA) – ... mas não fez assim, se entregou de corpo e alma.

    Não sou o Raul Gil e nem tenho um chapéu aqui, mas se tivesse, tiraria para V. Exa.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito brigado, Zequinha.

    O Sr. Zequinha Marinho (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA) – Como um amigo, nos visite no Pará e com certeza daqui a pouco tempo passaremos lá pelo grande Mato Grosso.

    Deus te abençoe.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado, muito obrigado, obrigado.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Mauro.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Mauro Carvalho Junior, permita-me. O Senador Esperidião Amin gostaria de fazer um aparte a V. Exa. pelo sistema virtual.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Senador Mauro...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Acho que o Senador Jaques Wagner... O. k.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Senador Mauro, apenas para dizer...

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Jaques Wagner só um instante.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Pois não.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – O Senador Espiridião Amin. Na sequência, V. Exa.

    O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para apartear. Por videoconferência.) – Serei muito breve.

    Senador Mauro, longe de nos despedirmos, eu quero apenas deixar publicamente assinalada a minha admiração pela forma correta, republicana, respeitosa e construtiva com o que o prezado amigo se houve neste período muito curto – que o Wellington não nos escute –, muito breve com a sua companhia entre nós, construindo, propondo e fazendo o melhor debate possível.

    Tenho certeza de que o Altíssimo vai nos permitir...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Amém.

    O Sr. Esperidião Amin (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – ... nos cruzarmos por muito tempo, e será sempre muito agradável conviver, aprender e, na medida em que o senhor exigir – porque o senhor é um homem que pensa lá na frente –, conte com a minha proteção como advogado da sua Casa mais nobre, que é de trato adequado aos mais experientes.

    Muito obrigado. (Risos.)

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado, Senador.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Jacques Wagner.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA. Para apartear.) – Não, é apenas para dizer ao Senador Mauro que – vou repetir palavras já ditas aqui – V. Exa. não deixou passar em branco esses quatro meses como representante do seu Estado de Mato Grosso, na substituição ao Senador Wellington.

    Evidentemente que V. Exa. sempre foi muito ativo, muito profícuo na sua produção, seja em relatoria, seja em apresentação de propostas; e, portanto, eu quero dizer que fica a minha admiração.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Sei que V. Exa. tem tarefas importantes no seu estado, como conversamos hoje, reassumindo a Casa Civil do Governo do estado, que é uma tarefa totalmente diferente da daqui. Eu diria que lá V. Exa. vai se sentar do outro lado, do lado do Executivo...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Exatamente.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – ... e que tem às vezes uma visão diferente. E sobre isso conversamos no dia de hoje.

    Mas é apenas para dizer que pessoalmente também para mim foi uma convivência extremamente positiva e harmoniosa, de respeito. Pensar diferente é a graça da democracia.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – É lógico. Com certeza.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – O ruim é quando a gente é intolerante e não consegue conviver com o diferente.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Com as diferenças, não é?

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Então meus parabéns!

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O Sr. Jaques Wagner (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - BA) – Que Deus o abençoe na próxima tarefa.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Amém!

    Muito obrigado, Senador.

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP. Para apartear.) – Senador Mauro, é só para prestar aqui minhas homenagens.

    Mato Grosso só ganhou. Ganha obviamente com o Senador Wellington, mas ele só ganhou com a qualidade da substituição que teve e também pelo desempenho do mandato aqui por parte de V. Exa.

    Além da relação respeitosa e carinhosa, que aliás V. Exa. nutriu com todos nós, eu posso testemunhar para o povo de Mato Grosso...

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    O Sr. Randolfe Rodrigues (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... que V. Exa. cumpriu o seu serviço com enorme dedicação e que merece todas as homenagens de todo o Senado Federal.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG. Para apartear.) – Senador Mauro Carvalho Júnior, eu gostaria também – aderindo a tudo quanto foi dito pelos colegas, em nome da Presidência do Senado e da Mesa Diretora, nesse momento em que V. Exa. se despede do Senado, da tribuna, fazendo esse pronunciamento – de fazer a nossa manifestação de agradecimento pelo período de convivência com V. Exa., em um reconhecimento público por sua qualidade política e por quanto contribuiu para os debates nessa Casa, representando o Estado do Mato Grosso, mas qualificando muito o debate político em torno das questões nacionais.

    E se eu pudesse destacar uma virtude de V. Exa., dentre tantas que tem, além da sensibilidade e da preparação política, além da qualificação técnica, eu gostaria de destacar a sua inteligência emocional – a sua sensatez, a sua ponderação, o seu bom-senso,

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – De fato isso tudo é digno de nota da personalidade de V. Exa., que realmente tem dessa Casa a mais profunda admiração e o reconhecimento dessa Presidência.

    Eu lhe desejo muito boa sorte na retomada de sua atividade lá no Estado do Mato Grosso, enviando os nossos melhores votos ao Governador Mauro Mendes, também pela sabida escolha de V. Exa. como Chefe da Casa Civil.

    E tenha nessa Casa a sua casa para que, quando aqui estiver, sempre ser recebido como Senador da República, que efetivamente é, representando o Estado do Mato Grosso.

    O SR. MAURO CARVALHO JUNIOR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – Muito obrigado.

    Só encerrando, e aqui, Presidente, eu confesso a todos...

    Eu sou de Bauru. Fui para Mato Grosso com 21 anos idade para ser trainee de uma fábrica de refrigerante. Não tive pai por trás de mim. Sempre trabalhei mais de 12 horas por dia, de segunda a sábado, e fiz a minha vida no Mato Grosso, mas confesso que eu tenho uma gratidão enorme pelo meu Estado de Mato Grosso, eu tenho um orgulho muito grande de ser mato-grossense, porque foi o estado que me deu todas as oportunidades, seja na minha vida profissional ou na minha vida familiar.

    Eu tenho 65 anos e confesso que me emocionei aqui várias vezes com a palavra de vários Senadores, porque nunca fui tão elogiado na minha vida como aqui hoje. Eu não esperava, com toda humildade, escutar palavras tão calorosas, com tanto carinho, como as que foram dirigidas à minha pessoa, mas trabalhei, sim, de forma republicana, honesta, vendo aquilo que é melhor para o meu país, vendo aquilo que é melhor para o meu estado.

    Queria, por último, agradecer a Deus e agradecer à minha esposa Mônica, com quem estou casado há 38 anos. E eu disse para ela um dia o seguinte, Presidente. Eu estou casado há 38 anos, e nem com tudo o que a Mônica fala para mim eu concordo, mas sou muito feliz com o meu casamento, ela me deu muitas filhas. E, aqui no Senado Federal, nem com tudo que foi falado, nem com tudo que foi votado, eu concordei, mas fui muito feliz no Senado Federal nesses quatro meses.

    E assim me despeço de todos. Que Deus abençoe a todos nós!

    Muito obrigado a todos vocês. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/11/2023 - Página 33