Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio ao inquérito civil coordenado pelo Ministério Público Federal sobre suposta atuação irregular das empresas aéreas no Estado do Acre. Destaque para o Projeto de Lei n° 4388/2023, sob relatoria de S.Exa., que versa sobre o subsídio para aquisição de querosene de aviação em aeroportos na Região Norte.

Defesa do Projeto de Lei nº 4715/2023, de autoria de S.Exa., que dispõe sobre autorização para realização de serviços aéreos de transporte doméstico por companhias estrangeiras.

Registro da participação de S. Exa. na cerimônia do Governo Federal para anunciar a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o Brasil.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Transporte Aéreo:
  • Apoio ao inquérito civil coordenado pelo Ministério Público Federal sobre suposta atuação irregular das empresas aéreas no Estado do Acre. Destaque para o Projeto de Lei n° 4388/2023, sob relatoria de S.Exa., que versa sobre o subsídio para aquisição de querosene de aviação em aeroportos na Região Norte.
Transporte Aéreo:
  • Defesa do Projeto de Lei nº 4715/2023, de autoria de S.Exa., que dispõe sobre autorização para realização de serviços aéreos de transporte doméstico por companhias estrangeiras.
Educação, Educação Profissionalizante:
  • Registro da participação de S. Exa. na cerimônia do Governo Federal para anunciar a criação de 100 novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/2024 - Página 69
Assuntos
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Política Social > Educação
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Matérias referenciadas
Indexação
  • REGISTRO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, ESTADO DO ACRE (AC), ENFASE, PREÇO, PASSAGEM AEREA, CRUZEIRO DO SUL (AC), APOIO, DENUNCIA, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, POSSIBILIDADE, OLIGOPOLIO, SETOR.
  • DISCURSO, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, CODIGO BRASILEIRO DE AERONAUTICA, POSSIBILIDADE, AUTORIZAÇÃO, SERVIÇO AEREO, TRANSPORTE AEREO NACIONAL, REALIZAÇÃO, EMPRESA ESTRANGEIRA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, MOTIVO, UTILIDADE PUBLICA, INTERESSE NACIONAL.
  • CELEBRAÇÃO, CRIAÇÃO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, ENFASE, BENEFICIO, EDUCAÇÃO, ESTADO DO ACRE (AC).

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC. Para discursar.) – Sr. Presidente, agradeço aí pelo espaço.

    Primeiramente, quero prestar aqui todo o meu apoio ao Senador Alan Rick, que traz um tema que hoje faz parte da ordem do dia do nosso estado e que é o problema dessas empresas aéreas que prestam serviços na nossa região. Isso já foi falado, isso já foi discutido, isso já foi tema... A nossa bancada federal, os Deputados Federais e os Senadores, tem abordado esse assunto aqui constantemente.

    Agora, o que me anima é que o Ministério Público Federal faz uma denúncia que apenas reforça, legaliza tudo o que foi dito pelos Parlamentares, seja na Câmara Federal, seja aqui no Senado, seja lá na nossa Assembleia, em que os Deputados Estaduais já têm abordado esse tema que é um tema que mexe com a vida das pessoas.

    Nós temos um voo da Gol Cruzeiro do Sul-Rio Branco e Rio Branco-Cruzeiro do Sul em que os passageiros... É mais fácil você acertar na loteria do que um voo deste acontecer, porque nós estamos no inverno, quando, no Acre, chove muito, e dificilmente um avião consegue pousar na pista de Cruzeiro do Sul por conta da falta de equipamentos. E imaginem uma pessoa que está no aeroporto, que precisa viajar por estar com problemas de saúde e que tem que pagar o preço?

    Por isso, aqui eu vou parabenizar o nosso Ministério Público Federal. Espero que o Ministério Público estadual também se posicione, porque esse tema é um tema que está sendo, todos os dias, discutido em nosso estado. Eu até acho que o Ministério Público Federal demorou, porque as empresas – e eu sou Relator de um projeto do Alan Rick que trata do subsídio para o querosene, grosso modo – sempre usam esse argumento do preço das passagens, sempre usam o mesmo argumento.

    Ora, mas lá o número de voos... Nós temos que... Agora nós temos um voo matutino, pela parte da manhã, mas sempre com horários de voos horríveis, tendo que sair de madrugada e chegar de madrugada a Brasília.

    Agora, nasce uma esperança, Alan. Eu vou me associar ao MPF para que a gente possa fazer esse debate também aqui no Senado, o que já estamos fazendo com mais frequência. No seu projeto, que trata sobre o subsídio para o querosene, você pode ter certeza que o nosso parecer será favorável. Nós temos que criar mecanismos... Recursos, no Governo Federal, têm de tudo quanto é jeito. Por que não criar um subsídio para que a gente possa pelo menos equiparar o preço da passagem com outros estados? Por que o Acre tem que ser penalizado? Por que o povo acriano tem que ser penalizado? Então, fica aqui, mais uma vez, a minha indignação, a minha revolta por conta dessa situação.

    Há um projeto de minha autoria, em que o Relator é o Jaime Bagattoli. Nós estamos lá na fronteira com o Peru e a Bolívia. Eu quero saber qual é o problema de um voo que está em Cusco, uma das cidades mais visitadas do mundo, fazer uma perna e passar pelo Acre. Eu queria entender! Ele está a 30 minutos de Rio Branco, da nossa capital, ou de Cruzeiro do Sul, que é a segunda cidade mais importante do estado. Eu quero saber o porquê. Ou, então, aqui na Bolívia... Olhem a humilhação! As pessoas estão indo para Cobija, capital de Pando, que é a fronteira com Brasileia e Epitaciolândia, para poder pegar voos e ir para o Nordeste – vão para São Paulo e de lá fazem uma perna para o Nordeste. Isso, para nós, brasileiros, é uma humilhação! Então, o nosso projeto trata exatamente de abrir... "Ah, mas isso vai quebrar as empresas." E, nos Estados Unidos, não é assim? Tem empresa do mundo todo que viaja ali, é a lei da concorrência.

    Por que essas empresas que cobrem a nossa região, que servem a nossa região...? Antigamente nós tínhamos empresas pequenas que faziam voos Cruzeiro do Sul-Rio Branco, Rio Branco-Manaus, que, querendo ou não, nos atendiam – havia para Porto Velho. Hoje, nós não temos mais. Por quê? As empresas estavam lá com muita dificuldade, as empresas grandes vão para lá, baixam o preço da passagem até quebrar a empresa pequena; aí, quando a empresa pequena sai por não ter como concorrer – não dá para concorrer com empresas como a TAM, como a Gol –, eles botam o preço da passagem do jeito que eles querem.

    Então me anima, renasce uma esperança com essa medida do Mistério Público Federal, e nós vamos continuar. O Alan está com o projeto dele lá, projeto do qual eu sou Relator. Nós vamos lutar, vamos fazer de tudo para que a gente possa aprovar esse projeto.

    E, o meu projeto, hoje eu falei com o Jaime; ele é a favor – as empresas, lógico, não têm interesse porque elas não querem ter concorrência. Mas aí é muito fácil, eles fazem do jeito que querem se não tem concorrência. Eu quero saber por que o Governo brasileiro não abre para uma empresa boliviana, uma empresa peruana – sei lá! –, para uma chilena que cobre ali o Peru e a Bolívia passar pelo Acre, passar em Rio Branco, passar em Cruzeiro do Sul, e daí ir a Manaus – sei lá! – e fazer os voos internacionais. Isso, com certeza, iria nos ajudar, e ajudar muito.

    Então, era isso, Sr. Presidente.

    Eu quero agradecer mais uma vez ao nosso Ministério Público Federal e também gostaria de fazer um registro: hoje participei pela manhã da criação dos novos cem campi – inclusive, o senhor estava lá, representando o nosso Senado –, nessa iniciativa do Governo. E aqui eu queria parabenizar e agradecer ao Presidente Lula, parabenizar a nossa Reitora Rosana. O Acre foi contemplado com mais um campus. Nós temos no Acre seis campi eu tenho alocado muitas emendas. Lá é o Ifac (Instituto Federal do Acre), e eu sou testemunha do trabalho que é feito pelo Ifac e do resultado que tem dado para a educação do nosso estado. É prazeroso ver a satisfação – o senhor ouviu os depoimentos dos alunos hoje lá naquela solenidade –, é prazeroso você ver que esse trabalho dos institutos federais está ajudando, e ajudando muito. E, quando eu falo do meu estado, eu tenho certeza de que não é diferente nos outros estados.

    E aí vem o Presidente Lula e traz mais cem novos campi. Lógico, fomos contemplados com Feijó. Estamos muito satisfeitos, parabéns Feijó, parabéns à nossa Reitora Rosana, que é a Reitora do Ifac! Mas vamos insistir, nós precisamos muito de um campus ali no segundo distrito da nossa cidade...

(Soa a campainha.)

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC) – ... ali onde eu nasci e me criei. Vou continuar lutando aqui com o Governo para que a gente possa levar também um campus ali para o segundo distrito da nossa capital.

    Então, era isso, Sr. Presidente. Muito obrigado pela oportunidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/2024 - Página 69