Pela ordem durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Ofício "S" (OFS) n° 5, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 103-B, inciso II e §2º, da Constituição Federal, a indicação do Senhor MAURO LUIZ CAMPBELL MARQUES, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, para compor o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, no cargo de Corregedor Nacional de Justiça, no biênio 2024/2026”.

Autor
Davi Alcolumbre (UNIÃO - União Brasil/AP)
Nome completo: David Samuel Alcolumbre Tobelem
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal:
  • Pela ordem sobre o Ofício "S" (OFS) n° 5, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 103-B, inciso II e §2º, da Constituição Federal, a indicação do Senhor MAURO LUIZ CAMPBELL MARQUES, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, para compor o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, no cargo de Corregedor Nacional de Justiça, no biênio 2024/2026”.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2024 - Página 67
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Matérias referenciadas
Indexação
  • OFICIO, INDICAÇÃO, SENADO, ESCOLHA, NOME, AUTORIDADE, CARGO PUBLICO, CORREGEDOR, CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ).

    O SR. DAVI ALCOLUMBRE (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP. Pela ordem.) – Obrigado, Presidente Rodrigo. Obrigado pelas palavras no início da sessão do Senado Federal. Quero agradecer o carinho de V. Exa., estender a todos os meus colegas Senadores na figura da Mesa Diretora, Senadora Soraya, Senador Veneziano, Senador Rodrigo e Senador Weverton.

    Quero agradecer o carinho pela lembrança, muito obrigado, mas eu queria, Presidente, pedir para falar um pouco da representatividade de S. Exa. o Sr. Ministro Mauro Luiz Campbell Marques.

    O Ministro Mauro Campbell é filho do Amazonas e hoje, naquela Corte, no Superior Tribunal de Justiça, das 33 cadeiras do Superior Tribunal de Justiça, hoje o Ministro Mauro Campbell Marques é o único Ministro amazônida, é o único nortista e nos orgulha a todos. Como amapaense, como Parlamentar, como Senador da República, eu quero fazer esse registro público do orgulho que tenho, como amazônida, de ver naquela Corte um magistrado tão qualificado, tão preparado como Mauro Campbell Marques.

    E, nesse sentido, registrar o nosso apoiamento e pedir aos colegas Senadores e Senadoras que ainda não votaram... É uma missão muito importante a de S. Exa. o Sr. Ministro Mauro Campbell Marques. Após a abertura do painel, com a aprovação, com certeza absoluta, da ampla maioria dos Senadores e das Senadoras, porque conhecem a biografia, o currículo, a história do Ministro Mauro, eu quero, como amazônida, fazer este registro.

    Eu, como filho do Amapá, sinto-me muito bem-representado por um único ministro da Região Norte do Brasil, que tem qualidades extraordinárias. E, nesse sentido, eu quero abraçar sua família na pessoa da Lúcia, sua esposa, dos seus filhos, e dizer a cada Senador e a cada Senadora da nossa satisfação de estarmos aqui hoje, depois da indicação daquele colegiado, para que o Ministro Mauro Campbell pudesse assumir a Corregedoria Nacional de Justiça no CNJ.

    E, ao tempo ainda, quero fazer um registro muito importante também da figura do atual Corregedor, o Sr. Ministro Luis Felipe Salomão, um Ministro do STJ, muito experiente também, que fez um brilhante serviço ao longo da sua gestão e que ainda fará, até o mês de agosto, como Conselheiro Nacional de Justiça. Nosso carinho, da mesma maneira, nossa admiração pela conduta do Ministro Salomão. O Ministro Salomão é amigo dos amigos, é um grande magistrado e, com certeza absoluta, orgulha o Superior Tribunal de Justiça, e, nessa missão como Corregedor Nacional, fez um grande trabalho.

    Eu tenho convicção de que, nessa mesma esteira, o Ministro Mauro Campbell irá fazer um grande mandato, será muito exitoso, a partir da aprovação aqui, no Plenário, já que ele teve a unanimidade na Comissão de Constituição de Justiça. De 27 Senadores votantes, S. Exa. o Sr. Ministro Mauro Campbell teve 27 votos "sim".

    Que Deus o abençoe nessa nova missão!

    E um abraço ao querido Corregedor Luis Felipe Salomão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2024 - Página 67