Pronunciamento de Leila Barros em 19/06/2024
Discussão durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5230, de 2023, que "Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, e 11.096, de 13 de janeiro de 2005”.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Educação Básica,
Educação Superior:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5230, de 2023, que "Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, e 11.096, de 13 de janeiro de 2005”.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/06/2024 - Página 114
- Assuntos
- Política Social > Educação > Educação Básica
- Política Social > Educação > Educação Superior
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, DESTINAÇÃO, COTA, VAGA, SELEÇÃO, INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO, ENSINO SUPERIOR, VINCULAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), INCLUSÃO, ESTUDANTE, FORMAÇÃO, ENSINO MEDIO, ESCOLA COMUNITARIA, SITUAÇÃO, VULNERAVEL, PLANEJAMENTO, MATRICULA, CRITERIOS, EQUIDADE, IGUALDADE, ACESSO, PERMANENCIA, CONCLUSÃO, ESTUDO, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, DEFINIÇÃO, DIRETRIZ, CARGA HORARIA, CURRICULO, OBJETIVO, APRENDIZAGEM, AREA, CONHECIMENTO, BOLSA DE ESTUDO, AMBITO, PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI).
A SRA. LEILA BARROS (Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF. Para discutir.) – Obrigada, Sr. Presidente. Rapidamente.
Se cada um de nós nos voltarmos às dificuldades que tem em seus estados com relação à educação, nós vamos sair daqui, já são...está avançada a hora.
Como Líder da Bancada Feminina, Senadora Dorinha, a minha mensagem é para a senhora, parabenizando-a pela luta, pelo comprometimento. A senhora foi – eu não sei se todos observaram a explanação da Senadora Dorinha –, como sempre, muito didática até pela missão como professora, antes de entrar para a política. Então, quero parabenizá-la pela sua fala, principalmente.
O projeto não é perfeito, não é o ideal, mas foi o que deu para fazer com muito comprometimento, com uma ação conjunta principalmente do seu trabalho. Não podemos esquecer o Senador Flávio Arns, que é o Presidente da Comissão de Educação e que trabalhou em conjunto com a senhora e também com a Presidente da Subcomissão do Ensino Médio, que é a Senadora Teresa Leitão. Aliás, esse trio aqui nesta Casa nos enche muito de orgulho pela defesa da educação e por estarem, o tempo todo, nos alertando sobre as maiores dificuldades. E a nossa missão dentro desta Casa é a de estarmos o tempo todo debatendo uma pauta que... Falamos de economia, falamos de pautas femininas, falamos de meio ambiente, mas é, sim, senhores, a educação que vai trazer progresso, que vai trazer esperança, principalmente aos jovens. O ensino médio era uma demanda muito esperada, inclusive não só pelo Congresso, mas, em especial, pelo seu trabalho como Relatora desse importante texto, desse importante projeto.
Então, reforçando, como Líder da Bancada e, em nome de todas as Senadoras, parabenizo o belíssimo trabalho que a senhora fez, e estamos entregando. Não é o ideal, porque precisamos de orçamento, precisamos de reestruturação das escolas, mas estamos entregando o que é possível para os jovens desse país.
Parabéns, Senadora Dorinha.