Pela ordem durante a 101ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da aprovação da Mensagem (SF) (MSF) n° 10, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 52, inciso III, alínea "f", da Constituição, combinado com o art. 23 da Lei nº 13.848, de 25 de junho de 2019, o nome da Senhora SAMARA FURTADO CARNEIRO, para exercer o cargo de Ouvidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, na vaga decorrente do término do mandato de Daniela Hoffmann Lobato Chaves Lopes".

Comentários sobre a audiência pública realizada no Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, com a finalidade de discutir a difícil situação das crianças ucranianas em meio ao conflito bélico entre Rússia e Ucrânia.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agências Reguladoras:
  • Defesa da aprovação da Mensagem (SF) (MSF) n° 10, de 2024, que "Submete à apreciação do Senado Federal, nos termos do art. 52, inciso III, alínea "f", da Constituição, combinado com o art. 23 da Lei nº 13.848, de 25 de junho de 2019, o nome da Senhora SAMARA FURTADO CARNEIRO, para exercer o cargo de Ouvidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, na vaga decorrente do término do mandato de Daniela Hoffmann Lobato Chaves Lopes".
Conflito Bélico, Crianças e Adolescentes:
  • Comentários sobre a audiência pública realizada no Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, com a finalidade de discutir a difícil situação das crianças ucranianas em meio ao conflito bélico entre Rússia e Ucrânia.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2024 - Página 64
Assuntos
Administração Pública > Serviços Públicos > Agências Reguladoras
Outros > Conflito Bélico
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Matérias referenciadas
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, MENSAGEM (MSG), INDICAÇÃO, SENADO, ESCOLHA, NOME, AUTORIDADE, CARGO PUBLICO, OUVIDOR, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA).
  • AUDIENCIA PUBLICA, GRUPO PARLAMENTAR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, UCRANIA, SITUAÇÃO, CRIANÇA, SEQUESTRO, MORTE, GUERRA, RUSSIA.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, obrigado.

    Eu quero dizer que a Dra. Samara, além do que já foi exposto, foi sabatinada na Comissão de Assuntos Sociais para ser Ouvidora da Anvisa. Então, é, assim, uma necessidade de articulação com a sociedade, de escutar a sociedade, de responder às demandas...

    Foi também, quero reiterar, muito bem na sabatina, com uma experiência acadêmica importante e também com uma experiência na realidade do dia a dia bastante importante.

    Então, o voto favorável à Dra. Samara, apesar de secreto, é um voto importante. Ela, inclusive, está aqui no lado e poderá fazer um bom trabalho como Ouvidora da Anvisa, o que é importante para a sociedade brasileira.

    Eu quero também destacar, Sr. Presidente, que hoje tivemos uma audiência pública no Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, com a participação do Deputado da Comissão de Direitos Humanos diretamente da Ucrânia e também com a participação do Rev. Anatoliy, que representa um conjunto de igrejas nesta discussão, neste debate – ele, que é Ph.D. em Filosofia – e, durante uma hora, ficamos discutindo a situação de crianças ucranianas, 20 mil sequestradas para a Rússia, ao mesmo tempo, 5 mil crianças mortas no conflito, além do sequestro também de civis e, assim, a preocupação do povo com o inverno que se avizinha e que, tradicionalmente, é muito forte na Ucrânia.

    E hoje, Sr. Presidente, vai ser votado aqui o novo Embaixador brasileiro da Ucrânia, que é o Dr. Rafael Vidal. É uma pessoa que foi sabatinada hoje cedo na Comissão de Relações Exteriores e que pode fazer muito bem essa aproximação importante...

    O SR. MARCIO BITTAR (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AC) – Pela ordem.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... dos anseios do povo da Ucrânia com todo o debate que acontece aqui no Congresso Nacional.

    Até eu faço um apelo a V. Exa., para que, na sequência, a gente possa votar sobre o Embaixador da Ucrânia também, o Embaixador do Brasil na Ucrânia.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2024 - Página 64