Presidência durante a 107ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à atleta Rebeca Andrade pelo recorde de medalhas olímpicas pelo Brasil. Destaque para a importância que o esporte tem na vida das crianças, adolescentes e dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Crianças e Adolescentes, Desporto e Lazer, Homenagem:
  • Homenagem à atleta Rebeca Andrade pelo recorde de medalhas olímpicas pelo Brasil. Destaque para a importância que o esporte tem na vida das crianças, adolescentes e dos jovens em situação de vulnerabilidade.
Publicação
Publicação no DSF de 06/08/2024 - Página 34
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Política Social > Desporto e Lazer
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • HOMENAGEM, ATLETA PROFISSIONAL, REBECA ANDRADE, MEDALHA, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, GINASTICA, OLIMPIADAS.
  • DESTAQUE, IMPORTANCIA, ESPORTE, CRIANÇA, ADOLESCENTE, JOVEM, VULNERABILIDADE, SAUDE.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – E quero aproveitar só para citar a Rebeca. A Rebeca é muito a história do que é o atleta brasileiro: uma mulher preta, de uma família muito humilde – a mãe é uma doméstica que teve oito filhos, a Rebeca tem sete irmãos –, que, através do esporte, viu a vida dela e da família dela sendo transformada.

    O Senador Girão e o Senador Kajuru, que são dois Senadores que comigo compõem, junto com o Senador Romário e o Senador também do Rio de Janeiro...

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fora do microfone.) – Portinho.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – Portinho! Perdão. O Senador Portinho. Nós encabeçamos muito essa pauta do esporte dentro do Senado Federal. Todos acham, quando olham para o Romário, para a Leila, que nós estamos muito focados no esporte, em como tornar o Brasil uma nação olímpica. Isso é uma consequência, o que é mais importante é o que o esporte promove na vida de um jovem, de uma criança, de um adolescente em situação de vulnerabilidade. Dê a ele uma bola em vez de uma arma, faça uma quadra em vez de, enfim, não criar espaços para a promoção da saúde e do bem-estar.

    Eu sempre comento para as pessoas que no Distrito Federal eu apoio mais de 190 projetos, Senador Kajuru, na área do esporte, e eu falo para as pessoas que ninguém deve me agradecer, eu que sou grata ao esporte. Pelo esporte, pela minha trajetória, hoje aqui eu represento Brasília no Senado Federal e falo para as pessoas, com a maior tranquilidade, que, onde tiver uma piscina, onde tiver uma quadra, onde tiver um ginásio, onde tiver um campo, é lá que eu quero estar, porque eu sei que lá muitas vidas estão sendo salvas.

    Neste país, nós temos que entender a importância do esporte, o alto rendimento é uma vitrine. Quando você olha para a Rebeca, vê a história dela... Não nós, que já somos pessoas adultas, mas um jovem, por exemplo, do Sol Nascente, um jovem de uma favela, de uma região periférica em qualquer estado deste país, que olha para a história da Rebeca vê isto: "Se ela conseguiu, eu também consigo". Mas não é só no esporte, é em qualquer área, em qualquer, digamos, sonho que você queira percorrer e realizar na sua vida, não deixe que ninguém diga que você não é capaz. Eu acho que essa é a maior prova... Eu vivi, na minha vida, a mesma coisa: uma família vulnerável, muito simples. Eu me lembro da minha mãe lavando a roupa no tanque, com o varalzinho lá, e eu, com uma bola de meia preta, atacando por cima e falando: "Leila do Brasil", e a minha mãe: "Minha filha, pare de sonhar."

    Então, a gente nunca deve dizer – nunca! – que você não é capaz. E não acredite nisso, porque nós somos capazes de tudo, e a Rebeca é a maior prova disso.

    Parabéns, Rebeca! Parabéns às mulheres da delegação brasileira, que muito nos orgulham, assim como toda a delegação brasileira, porque eu sei que cada um tem uma história de superação ali – cada um –, nos quatro anos... No esporte, Kajuru, não existe jeitinho, não existe indicação; é meritocracia, é o dia a dia, é o treino, é sangrar, é suar, é se frustrar e é se levantar no outro dia para fazer diferente e conquistar, enfim, a sua vaga, o seu sonho de estar numa Olimpíada.

    Então, são várias lições, e você, como jornalista esportivo, como o Girão, que foi dirigente do esporte, sabe, assim como eu, o quanto que o esporte foi importante em nossas vidas e o quanto que ele continua transformando a vida de outros brasileiros país afora.

    Obrigada, viu, amigo? (Palmas.)

    Bom, eu não vou falar muito não, porque senão eu vou me emocionar. Eu me emocionei muito. Estou na torcida sempre, sempre na torcida.

    Vou passar, agora, a palavra para o Senador Eduardo Girão, nosso colega aqui, do Estado do Ceará, que vai à disputa da prefeitura...

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Fora do microfone.) – Opa!

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Independência/PDT - DF) – ... cearense, da Prefeitura de Fortaleza.

    Desejo sorte no desafio, Senador Girão!

    Com a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/08/2024 - Página 34