Pronunciamento de Eduardo Girão em 17/06/2024
Presidência durante a 81ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal
Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir o procedimento de assistolia fetal previamente aos procedimentos de interrupção de gravidez, nos casos de aborto previsto em lei, quando houver probabilidade de sobrevida do feto em idade gestacional acima de 22 semanas, e a Resolução nº 2.378/24, do Conselho Federal de Medicina (CFM).
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Direito Penal e Penitenciário,
Direitos Humanos e Minorias:
- Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir o procedimento de assistolia fetal previamente aos procedimentos de interrupção de gravidez, nos casos de aborto previsto em lei, quando houver probabilidade de sobrevida do feto em idade gestacional acima de 22 semanas, e a Resolução nº 2.378/24, do Conselho Federal de Medicina (CFM).
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/06/2024 - Página 45
- Assuntos
- Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
- Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DISCUSSÃO, OBJETIVO, PROCEDIMENTO, PREPARAÇÃO, ABORTO, CORRELAÇÃO, RESOLUÇÃO, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO DE MEDICINA.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Amém! (Palmas.)
Muito obrigado, Dra. Annelise, que nem usou seu tempo todo. Agradeço demais em nome da Presidência.
Ela é médica e é Conselheira Federal de Medicina pelo Estado da Paraíba, mas, como ela bem disse e foi bem lembrado, ela é cearense.
Eu fico muito feliz de estar revendo a senhora aqui.
Um ou outro eslaide aí não foi apresentado, mas eu tenho uma boa notícia. Tenho uma boa notícia. Tudo que foi apresentado aqui, tudo, inclusive os vídeos proibidos que o Dr. Raphael tentou colocar, vídeos técnicos mostrando como é que é o procedimento, está autorizado por esta Presidência a ser colocado no histórico desta sessão, no link desta sessão. Você vai lá e pesquisa toda a documentação que foi apresentada por todos aqui, e você vai poder baixar as imagens que passaram aqui...
Eu fiquei encantado, Dra. Annelise, com a sua apresentação, com o histórico de por que é que nós estamos vivendo isso. Interessante, você foi buscar lá na história, na questão da ideologia, porque, hoje, o que a gente tem de militante aí, e, infelizmente, você não tem um contraponto, é um negócio difícil.
Você vê que o Conselho Federal de Medicina não é ouvido pela imprensa brasileira, e ele reúne 600 mil médicos.
E a narrativa, querem fazer uma lavagem cerebral. Não vão fazer! Precisa entender que o povo brasileiro é pró-vida – todas as pesquisas mostram isso.
Por que vocês acham que Senadores e Deputados, a grande maioria, 80%, 85% são pró-vida? Porque são eleitos diretamente pelo povo, e a população brasileira cada vez quer saber o que é que eles pensam, o que é que eu penso.
Eu sou abordado e ando na praça, como a Bia, como o Seif, a Damares, o Marcos Rogério, a gente anda no mercado, nas feiras, e me perguntam cada vez mais, eu fico felicíssimo: "O que é que você pensa sobre a legalização do aborto? O que é que você pensa sobre a legalização da maconha? O que é que você pensa sobre ideologia de gênero nas escolas?" Perguntam-me! O povo brasileiro acordou!. Não adianta...
E talvez seja por isso que querem – querem – censurar nossas redes sociais, porque não querem outra versão, Deputada Bia. Não querem outra versão, porque a verdade vem por vários poros.
Mas a gente vai lutar pela liberdade, contra a censura. Tem que ouvir o outro lado. O bom jornalismo é para ouvir o outro lado, o contraponto.
A verdade vai prevalecer. Sempre.
Eu passo a palavra agora...
Ah, sim, desculpe-me.
Tem aqui mais crianças chegando ao nosso Plenário do Senado Federal – bem lembrado, Senadora Damares –, alunos do...
Está tendo, assim... Quero saudar vocês aqui.
Já, já, eu vou falar da instituição que vocês representam.
Pode falar para mim daí, Professora? (Palmas.)
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – CEF 30 de Ceilândia. Os alunos estão aqui conosco, do ensino fundamental... Sexto e sétimo ano.
Muito obrigado pela presença de vocês. Eu fico feliz.
Não é a primeira nem a segunda vez. Já teve vários outros colégios passando, só que às vezes não dá para a gente interromper para registrar, mas é muito emblemático as crianças aqui presentes neste recinto.
Já passo a palavra aqui para o Dr. Hélio Angotti Neto, Médico e Diretor Editorial...
Ele vai falar, eu não vou falar aqui, porque já devo ter errado o instituto, porque é um nome até em latim. É uma publicação especializada em humanidades médicas.
O senhor tem a palavra por 20 minutos. Não precisa usar todo o tempo, mas, de acordo com a nossa tolerância para todos, o senhor pode avançar um pouco, mas eu lhe peço...
Qual é o nome do corpo editorial, Doutor? Comece falando isso aí, porque eu fiquei curioso.
Dr. Hélio, muito obrigado.