Presidência durante a 81ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir o procedimento de assistolia fetal previamente aos procedimentos de interrupção de gravidez, nos casos de aborto previsto em lei, quando houver probabilidade de sobrevida do feto em idade gestacional acima de 22 semanas, e a Resolução nº 2.378/24, do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Direito Penal e Penitenciário, Direitos Humanos e Minorias:
  • Sessão de Debates Temáticos destinada a discutir o procedimento de assistolia fetal previamente aos procedimentos de interrupção de gravidez, nos casos de aborto previsto em lei, quando houver probabilidade de sobrevida do feto em idade gestacional acima de 22 semanas, e a Resolução nº 2.378/24, do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Publicação
Publicação no DSF de 18/06/2024 - Página 67
Assuntos
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DISCUSSÃO, OBJETIVO, PROCEDIMENTO, PREPARAÇÃO, ABORTO, CORRELAÇÃO, RESOLUÇÃO, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO DE MEDICINA.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Obrigado, Dra. Angela Gandra, que foi Secretária Nacional da Família do Governo anterior. É jurista, filha do Dr. Ives Gandra Martins, um dos maiores juristas do mundo, posso dizer assim, porque os trabalhos dele têm repercussão internacional. É uma referência nossa. Mande um abraço para ele, por favor, para o meu amigo, o meu irmão.

    Quero dizer, Dra. Angela Gandra, antes de... Antes, eu quero só fazer um comentário sobre a sua fala, mas eu queria aqui, dar as boas-vindas. Olha a simbologia das crianças! Olha que coisa linda aqui! Bem, eu acho que é a quinta ou sexta vez que vêm grupos escolares aqui, hoje. Olha aí os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Adventista de Anápolis, Goiânia! Sejam muito bem-vindos, professores, coordenadores aqui! (Palmas.)

    Muito obrigado pela visita ao Plenário do Senado Federal.

    Dra. Angela, a senhora falou do Presidente Macron há pouco tempo, da França...

    A SRA. ANGELA GANDRA (Por videoconferência.) – Hã-hã.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... e foi interessante, porque eu fiz um pronunciamento aqui, semana passada, da tribuna do Senado, falando sobre isso: ele se vangloriando, que legalizou o aborto, que o colocou na Constituição. E me veio aquela frase: "Eles não sabem o que fazem".

    A SRA. ANGELA GANDRA (Por videoconferência.) – Exatamente. (Risos.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Eles não sabem o que fazem!

    Inclusive, nós vamos ouvir, daqui a pouco, o Dr. Marco Leite, aqui representando a Federação Espírita Brasileira. O Chico Xavier, que é um grande humanista, pacifista, considerado como o Mineiro do Século pelos mineiros e um dos maiores brasileiros da história, numa votação que teve da revista Época. Acho que foi como o maior brasileiro da história que ele ganhou em 2002. O Chico Xavier dizia uma coisa a pessoas próximas a ele, que, no dia em que o Brasil legalizasse o aborto, ele entraria numa esfera de guerra, numa atmosfera de guerra. E você vê, curiosamente, o Macron, com um discurso belicoso. Olha como a coisa bate. Eu fiquei observando. Um discurso belicoso, quase que beligerante ali, em relação à Rússia: "Vamos lá, estamos preparados", uma coisa, assim, muito perigosa. Nós estamos aí com momentos tensos da humanidade, Israel, a questão de Ucrânia e Rússia.

    Então, tudo isso a gente está vendo... Deus nos livre de uma terceira guerra mundial, mas aqueles que deveriam dar o exemplo, como o Presidente Macron, fazem o inverso. E a Dra. Marlene Nobre foi quem revelou isso. Ela que foi casada com um grande Congressista, que foi, que dá o nome do aeroporto de onde a senhora está. A senhora está em São Paulo, não é? A senhora está em São Paulo, Dra. Angela?

    A SRA. ANGELA GANDRA (Por videoconferência.) – Eu? Estou, estou!

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sim, está em São Paulo.

    O aeroporto de Congonhas aí em São Paulo, eu passei por aí, ontem, o aeroporto de Congonhas é em homenagem ao Dr. Freitas Nobre, que é um cearense que foi Deputado por São Paulo, grande Deputado, de valores, de princípios. Ele era casado com a Dra. Marlene Nobre, que era da Associação Médico-Espírita, e chegou a ter essa declaração do Chico Xavier, ela nos passou, sobre essa questão aí.

    E aí, Madre Teresa de Calcutá, uma católica, dizia o seguinte – olha só como está tudo interligado, da Madre Teresa, grande humanista, pacifista, também há uma frase dela que diz –, que nunca haverá paz... Ela colocou assim: não haverá paz na Terra enquanto existir o aborto, porque o aborto é uma guerra contra as crianças. Como uma sociedade permite que uma mãe que elimina seu próprio filho vá ter condições de pedir para as pessoas pararem de se matar, guerrear nas ruas? Então, essa é uma frase de uma sabedoria muito grande. Não é à toa que todas as religiões estão juntas nessa pauta, nessa causa.

    Eu passo a palavra para o Dr. Danilo de Almeida Martins, Defensor Público Federal, que já se encaminha aqui.

    Eu peço que, no máximo, a gente possa fechar em dez minutos, que o Senador Mecias de Jesus já está chegando para abrir a sessão não deliberativa.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/06/2024 - Página 67