Discussão durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5813, de 2023, que altera as Leis nºs 11.788, de 25 de setembro de 2008, e 13.667, de 17 de maio de 2018, para estabelecer incentivos à inserção de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Fomento ao Trabalho, Pessoas com Deficiência:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5813, de 2023, que altera as Leis nºs 11.788, de 25 de setembro de 2008, e 13.667, de 17 de maio de 2018, para estabelecer incentivos à inserção de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2024 - Página 32
Assuntos
Política Social > Trabalho e Emprego > Fomento ao Trabalho
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, ESTABELECIMENTO, INCENTIVO, PESSOA COM DEFICIENCIA, AUTISMO, MERCADO DE TRABALHO, AGENTE, INTEGRAÇÃO, PRIORIDADE, ATENDIMENTO, PROSPECÇÃO, CAPTAÇÃO, VAGA, ESTAGIO, COMPETENCIA, SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO (SINE), UNIÃO FEDERAL, CADASTRO, TRABALHADOR, EMPREGO.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discutir.) – Presidente, não é nem discutir, mas é chamar a atenção do Brasil para a construção de um texto como esse. As pessoas que não conhecem a dinâmica de um Parlamento às vezes nos criticam tanto.

    Parece um texto simples, mas o senhor ouviu quantas pessoas o Senador Weverton teve que ouvir, quantas rodas de conversa: as instituições, as famílias aqui presentes, o Governo, sentar com direita, com esquerda, com centro-esquerda, com centro-direita, tem todo um trabalho de construção. Essa é a graça do Parlamento, Presidente. É muito lindo o que a gente faz aqui. Que o Brasil entenda: não é simples a construção de um texto que vai alcançar a vida de milhões de brasileiros. Parabéns, Senador, pela forma como o senhor conduziu todo o processo. Hoje de manhã a gente chorou de alegria na Comissão de Direitos Humanos, hoje nós estamos aqui numa expectativa muito grande.

    Mas eu quero me dirigir à autora do projeto, essa Deputada que tem uma sensibilidade tamanha para a causa. Que Deus te abençoe, Deputada. A forma como a senhora conduziu o debate na Câmara, encontrando um parceiro aqui no Senado. E, para as famílias atípicas do Brasil hoje, hoje é um dia de vitória. Para você, minha amiga. Para você, Carlinhos, Isaac, hoje é um dia de vitória. O Senado Federal dá um passo gigante pela inclusão. Quantas pessoas com autismo, capacitadas, prontas para o mercado de trabalho, estão fora do mercado de trabalho. Senador, daqui a alguns anos eles estarão aqui no Senado sendo Senadores. Eles serão nossos Deputados, nossos Senadores, serão dirigentes desta nação. Não dá mais para a gente fugir dessa realidade. Eles estão aí, são especiais por demais, de uma inteligência incrível, e tudo que eles precisam é dessa oportunidade.

    Parabéns, parabéns, Presidente, por ter aceitado o requerimento de urgência, por ter colocado em votação! A Casa hoje faz bonito. Que Deus abençoe. Deputada, parabéns por sua luta. Eu estou hoje feliz. Se eu encerrasse meu mandato aqui hoje, eu sairia daqui feliz, mas eu ainda tenho seis anos e meio para a gente trabalhar muito junto ainda, Senador.

    Que Deus te abençoe.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2024 - Página 32