Pronunciamento de Weverton em 28/08/2024
Como Relator durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5813, de 2023, que altera as Leis nºs 11.788, de 25 de setembro de 2008, e 13.667, de 17 de maio de 2018, para estabelecer incentivos à inserção de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho.
- Autor
- Weverton (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MA)
- Nome completo: Weverton Rocha Marques de Sousa
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Como Relator
- Resumo por assunto
-
Fomento ao Trabalho,
Pessoas com Deficiência:
- Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5813, de 2023, que altera as Leis nºs 11.788, de 25 de setembro de 2008, e 13.667, de 17 de maio de 2018, para estabelecer incentivos à inserção de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/08/2024 - Página 33
- Assuntos
- Política Social > Trabalho e Emprego > Fomento ao Trabalho
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- RELATOR, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, ESTABELECIMENTO, INCENTIVO, PESSOA COM DEFICIENCIA, AUTISMO, MERCADO DE TRABALHO, AGENTE, INTEGRAÇÃO, PRIORIDADE, ATENDIMENTO, PROSPECÇÃO, CAPTAÇÃO, VAGA, ESTAGIO, COMPETENCIA, SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO (SINE), UNIÃO FEDERAL, CADASTRO, TRABALHADOR, EMPREGO.
O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Independência/PDT - MA. Como Relator.) – Senadora Damares, na minha pré-campanha de governo, em 2022, o Deputado Estadual, lá no Maranhão, Neto Evangelista, me levou à praça lá da Avenida Litorânea, Sr. Presidente, e estava tendo lá uma exposição para as pessoas entrarem numa cabine e, nessa cabine, elas sentirem o que uma pessoa que tem o espectro autista sente com o barulho, quando soltam um foguete ou com determinados movimentos. Eu fiquei nessa cabine e lhe confesso que saí de lá... Era importante que cada um tivesse essa oportunidade de participar. Assim, só de entrar lá e passar os 30 segundos, se aguentar, para entender o que é que essa mãe tenta passar, entender ali, ao redor dessas crianças ou da criança que ela tem dentro de casa, e acaba tendo que se dedicar o restante da sua vida toda para dar o mínimo de conforto e qualidade de vida para eles.
Então, para você ter ideia, na campanha eu proibi, nós cancelamos qualquer tipo de uso de foguete. Eu sempre usei, principalmente lá no Nordeste, a gente adora, não é, Bene? Muito foguete, muito foguete, barulho, mas eu tirei foguete da campanha em respeito justamente à questão, pelo que causa, a sensibilidade, o apelo que eles fizeram, e também à luta dos protetores dos animais que pediam porque, muitas das vezes, cavalo, animal dentro do interior também sente muito o barulho dos foguetes. Então, nós tiramos naquele momento.
Todo dia você vai aprendendo, vai ajustando e dá pra todo mundo conviver de forma tranquila.