Discussão durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5813, de 2023, que altera as Leis nºs 11.788, de 25 de setembro de 2008, e 13.667, de 17 de maio de 2018, para estabelecer incentivos à inserção de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho.

Autor
Margareth Buzetti (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: Margareth Gettert Busetti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Fomento ao Trabalho, Pessoas com Deficiência:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5813, de 2023, que altera as Leis nºs 11.788, de 25 de setembro de 2008, e 13.667, de 17 de maio de 2018, para estabelecer incentivos à inserção de pessoas com transtorno do espectro autista no mercado de trabalho.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2024 - Página 33
Assuntos
Política Social > Trabalho e Emprego > Fomento ao Trabalho
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, ESTABELECIMENTO, INCENTIVO, PESSOA COM DEFICIENCIA, AUTISMO, MERCADO DE TRABALHO, AGENTE, INTEGRAÇÃO, PRIORIDADE, ATENDIMENTO, PROSPECÇÃO, CAPTAÇÃO, VAGA, ESTAGIO, COMPETENCIA, SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO (SINE), UNIÃO FEDERAL, CADASTRO, TRABALHADOR, EMPREGO.

    A SRA. MARGARETH BUZETTI (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MT. Para discutir.) – Sim. É um minuto só, Presidente. Muito obrigada.

    Senador Weverton, é maravilhoso esse seu relatório.

    Damares, Deputada Iza, a gente já teve algumas vivências juntas.

    E eu quero dizer às famílias que aqui estão que hoje é um dia realmente de vitória, e eu quero oferecê-la ao Dr. Enã, que esteve aqui na minha posse. Ele é um médico autista que hoje faz residência em Neurologia em Campo Grande. Sua irmã também tem autismo, mas o dela é severo; o dele não. Ele é de uma inteligência maravilhosa, é uma pessoa espetacular! E ele me motivou a fazer uma cabine especial na Arena Pantanal para que os autistas pudessem assistir aos jogos de futebol do Brasileirão, para que eles não tivessem o barulho. Eles podem sair e podem voltar, aí vão se acostumando com o barulho de fora, voltam... E foi uma conquista enorme que a gente conseguiu, vendo as famílias participarem e ficando gratas por tão pouca coisa.

    Eu fico muito feliz hoje por esse relatório, por esse projeto.

    Parabéns, Deputada Iza.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2024 - Página 33