Pronunciamento de Paulo Paim em 04/09/2024
Pela ordem durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5025, de 2019, que "Reconhece os modos de produção dos instrumentos musicais de samba e as práticas a eles associadas como manifestações da cultura nacional".
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Cultura,
Homenagem:
- Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5025, de 2019, que "Reconhece os modos de produção dos instrumentos musicais de samba e as práticas a eles associadas como manifestações da cultura nacional".
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/09/2024 - Página 27
- Assuntos
- Política Social > Cultura
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, RECONHECIMENTO, PRODUÇÃO, INSTRUMENTO MUSICAL, Modos de Produção dos Instrumentos Musicais de Samba e as Práticas e Tradições Culturais a eles Associadas, MUSICA, DANÇA, MANIFESTAÇÃO, CULTURA.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Pela ordem.) – Presidente Styvenson, se me permite, o meu tempo havia terminado e eu não falei de um tema que tem a ver com um projeto que vai ser aprovado hoje à tarde – vai ser discutido, naturalmente, e eu espero que seja aprovado. Em torno de três minutos, se V. Exa. permitir, eu falarei agora sobre o PL 5.025, de 2019, que reconhece como manifestação cultural os instrumentos de samba.
Presidente, está na pauta de hoje o PL 5.025, de 2019, que reconhece como manifestação cultural, em todo o território nacional, os modos de produção dos instrumentos musicais típicos do samba e as práticas e tradições culturais a eles associadas. O PL, de autoria do Deputado Chico D'Angelo, protege nove instrumentos: pandeiro, tam-tam, cuíca, surdo, tamborim, rebolo, frigideira, timba, repique de mão.
Presidente, o samba é de fato considerado Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro – já é um patrimônio. Ele surgiu nas comunidades afro-brasileiras, expressão musical característica dos bairros pobres, principalmente, aqui no caso, do Rio de Janeiro, mas é claro que hoje está em todo o Brasil. O Brasil é reconhecido internacionalmente como o País do Samba, com grandes nomes, como eu falo aqui com orgulho: falo aqui de Dorival Caymmi, falo aqui de Noel Rosa, falo aqui de Cartola, falo aqui de Carmen Miranda, falo aqui de Beth Carvalho, falo aqui de Alcione, falo aqui do meu amigo inesquecível, querido, um líder, Martinho da Vila, e de muitos outros sambistas de destaque.
Por isso, eu aproveito a gentileza de V. Exa., pedindo a aprovação desse PL 5.025, que é para dar um viva, e não somente um viva...
(Soa a campainha.)
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – ... dizer: vida longa ao samba, Patrimônio Cultural brasileiro!
Obrigado, Presidente.