Discurso proferido da Presidência durante a 138ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Contentamento com a inauguração do Hospital de Amor no Município de Campina Grande/PB.

Satisfação pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 72/2024, que garantirá novos recursos para a administração dos hospitais universitários brasileiros.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Saúde Pública:
  • Contentamento com a inauguração do Hospital de Amor no Município de Campina Grande/PB.
Finanças Públicas, Saúde Pública:
  • Satisfação pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 72/2024, que garantirá novos recursos para a administração dos hospitais universitários brasileiros.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2024 - Página 21
Assuntos
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, INAUGURAÇÃO, HOSPITAL, CAMPINA GRANDE (PB), PREVENÇÃO, CANCER, AGRADECIMENTO, APOIO, SENADOR, DAVI ALCOLUMBRE.
  • COMEMORAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), ALTERAÇÃO, LEI COMPLEMENTAR, CRITERIOS, INCLUSÃO, CUSTEIO, INVESTIMENTO, HOSPITAL ESCOLA, REMUNERAÇÃO, PESSOAL, RELAÇÃO, APURAÇÃO, OBRIGATORIEDADE, DESPESA, SERVIÇOS PUBLICOS, SAUDE.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para discursar - Presidente.) – Obrigado, Senador Izalci. Vale dizer que esse tema requer de todos nós a atenção devida, os cuidados, para que nós não nos precipitemos e lá na frente tenhamos que fazer correções. Eu divido, por que não dizer quase que a totalidade, mas divido em muito as preocupações e as constatações, inclusive cientificamente trazidas na sua fala, na fala do Senador Eduardo Girão, as mesmas minhas preocupações. Não dá para que nós, sobre possíveis relevantes consequências positivas, em termos daquilo que é tratado nos jogos, não dá para desconhecer muitos malefícios e consequências danosas que são, que se tornam irreparáveis, irreparáveis. Eu comungo com V. Exa. e, de fato, haveremos de aqui estar fazendo o debate cuidadoso, que necessariamente nos é exigido, para que nós não nos penitenciemos logo em seguida. Parabéns pela sua fala.

    Minhas senhoras, meus senhores, já nos encaminhando para o final desta sessão, eu gostaria de fazer dois rápidos registros que nos tocam da ação parlamentar no Estado da Paraíba. Tivemos nós, há uma semana, a grande alegria, na cidade de Campina Grande, de poder ter a abertura de mais uma unidade do Hospital de Amor, que é um braço, uma filial da estrutura maior concebida do Hospital de Barretos. Então, essa conquista para Campina, que é uma conquista para todos os demais municípios que a circundam, trará ações e, dessas ações, consequências extraordinariamente benfazejas, como eu costumo dizer, em ter a saúde pública da mulher, numa prática de política pública de prevenção ao câncer do colo de útero, ao câncer de mama, também de pele e de boca. Portanto, tanto ao público, principalmente feminino, mas nos dois outros casos, do câncer de pele e do câncer de boca, também se dirigindo nas atenções preventivas ao público masculino.

    E por que faço questão de trazer esse agradecimento? Porque, para essa conquista, além da parceria da administração municipal, da gestão municipal, secretaria de saúde, do próprio Prefeito, sim, e efetivamente Prefeito de Campina Grande, nós contamos com a ajuda indispensável, fundamental e decisiva, Senador Mourão, do Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Senador Davi Alcolumbre.

    Há cerca de dois anos, quando nós requeríamos, num momento igual ao que nós tivemos em Campina Grande, quando abríamos essa unidade do Hospital de Amor, eu fui, representando o Senador Rodrigo Pacheco, na condição de Presidente do Senado, e participei da solenidade de entrega em Imperatriz do Maranhão, trabalho que foi feito sob a alçada do Senador Weverton Rocha. E eu fiquei tão maravilhado com aquilo que via, e por saber dos resultados efetivos que as populações passariam a ter, com o trabalho preventivo de evitar que a tumoração seja identificada já num estágio que muitas vezes impede uma perspectiva de sobrevida maior, eu fiz esse pedido ao Senador Davi Alcolumbre, e ele prontamente fez essa interlocução com a direção do Hospital de Amor, com o Dr. Henrique Prata e demais integrantes, e ao final, conseguimos, com a ação da Senadora Nilda Gondim, um compartilhamento de recursos para custear todos os procedimentos. E há uma semana desse feito, aqui eu faço o registro público de agradecimento ao Senador Davi Alcolumbre e a todos os demais parceiros já mencionados precedentemente.

    E outro ponto também: muita alegria de ter hoje tido a oportunidade, visitando o Presidente da Ebserh, ex-Ministro Arthur Chioro, de comemorarmos uma grande vitória, não apenas trabalhada por esta Casa e a Câmara dos Deputados, mas uma vitória para as 45 instituições hospitais universitários, para as instituições de formação acadêmica, o PLP 72, que garantirá muitos outros mais recursos para a administração dos hospitais universitários brasileiros. Fiquei feliz, porque foi de nossa autoria, prestes a ter a sua sanção presidencial nestes próximos momentos.

    São dois registros que faço. Claro, evidentemente pedindo a compreensão dos senhores, porque dizem respeito à nossa atuação Parlamentar.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2024 - Página 21