Pronunciamento de Beto Martins em 08/10/2024
Discurso durante a 140ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogios á relatoria do Senador Esperidião Amin no PL 3345/2024, de autoria de S. Exa.
Voto de aplauso à Empresa Eskimó, maior fabricante de picolés da América Latina, sediada no Município de Içara-SC. Congratulações ao jogador de futebol Jorginho Frello, original do Município Imbituba-SC, pelo sucesso da carreira na Europa.
Destaque para o desempenho do Partido Liberal nas eleições municipais de 2024, no Estado de Santa Catarina.
- Autor
- Beto Martins (PL - Partido Liberal/SC)
- Nome completo: Jose Roberto Martins
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Educação Básica,
Segurança Pública:
- Elogios á relatoria do Senador Esperidião Amin no PL 3345/2024, de autoria de S. Exa.
-
Desporto e Lazer,
Homenagem:
- Voto de aplauso à Empresa Eskimó, maior fabricante de picolés da América Latina, sediada no Município de Içara-SC. Congratulações ao jogador de futebol Jorginho Frello, original do Município Imbituba-SC, pelo sucesso da carreira na Europa.
-
Eleições e Partidos Políticos:
- Destaque para o desempenho do Partido Liberal nas eleições municipais de 2024, no Estado de Santa Catarina.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/10/2024 - Página 33
- Assuntos
- Política Social > Educação > Educação Básica
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Política Social > Desporto e Lazer
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Eleições e Partidos Políticos
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ELOGIO, SENADOR, ESPERIDIÃO AMIN, RELATOR, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, ESTUDANTE, FUNCIONARIOS, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO PUBLICO, INICIATIVA PRIVADA, EDUCAÇÃO BASICA, OBRIGATORIEDADE, TREINAMENTO, PREVENÇÃO, RESPOSTA, VIOLENCIA.
- VOTO DE APLAUSO, FABRICA, SORVETE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, IMBITUBA (SC), CARREIRA, EUROPA.
- COMENTARIO, ELEIÇÕES, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PREFEITURA, PREFEITO, COMPARAÇÃO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PARTIDO LIBERAL (PL), ELOGIO, LIDERANÇA, GOVERNADOR, JORGINHO MELLO, ECONOMIA, TAXA, DESEMPREGO.
O SR. BETO MARTINS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Senador Esperidião Amin, hoje é um dia de muitos encontros com o senhor.
Quero, inclusive, começar manifestando aqui o meu orgulho, a minha consideração, o meu respeito, a minha admiração e agradecendo ao senhor por ter relatado hoje, na Comissão de Segurança Pública, o meu primeiro projeto, a minha primeira proposição de projeto de lei nesta Casa, relatório esse que abonou o meu projeto e conseguiu o voto unânime de todos aqueles que estavam naquela Comissão. Vamos seguir agora para a Comissão de Educação, onde espero ter o privilégio, de novo, quiçá, de o senhor ser o relator também lá, e que a gente possa, nesse curto período, conseguir fazer andar com agilidade esse projeto, que eu acho que é muito importante.
Eu estou aqui para falar de coisas boas. Evidentemente, não posso deixar de fazer, hoje, uma manifestação sobre as eleições municipais, mas eu queria começar por duas moções de aplauso que pedi aqui, no Senado da República, uma delas, a primeira, Senador Esperidião Amin, o senhor deve conhecer muito bem, mas eu só tive o privilégio de conhecer recentemente. Visitando a cidade de Içara, da prefeita que é nossa amiga comum, a Prefeita Dalvania, eu tive o privilégio de conhecer a fábrica de sorvetes Eskimó. E eu sempre falo, com muito orgulho, das coisas de Santa Catarina, quando Santa Catarina se destaca em vários setores, em vários mercados, mas é importante que o Brasil saiba que o maior fabricante de picolés da América Latina não é a Kibon, não é a Nestlé; o maior fabricante de picolés da América Latina fica na cidade de Içara, em Santa Catarina, e é o picolé Eskimó: 1,5 milhão de picolés por dia. E, daqui a dois, três anos, em função dos investimentos que estão sendo feitos agora, nós vamos falar de 2,5 milhões de picolés por dia, gerando milhares de empregos e atuando de forma muito impactante na economia de Santa Catarina, na economia daquela cidade, daquela região.
Então, ficam aqui meus parabéns à empresa, aos seus diretores, aos seus fundadores. É um orgulho para Santa Catarina o que acontece hoje em Içara com a indústria de sorvetes Eskimó.
E queria aqui também pedir o seu apoio, Senador Esperidião Amin, pela sua liderança, para que a gente converse com a CCR, porque se está tentando há mais de dois anos a solução da pavimentação da vicinal à BR-101, onde está essa fábrica, e se está encontrando alguma dificuldade. Então, vou contar com o seu apoio para que a gente converse com a CCR, converse com a ANTT para a solução desse problema.
Meu outro pedido de moção de aplauso é para um atleta que orgulha a minha cidade de Imbituba e que faz história hoje no futebol mundial: Jorginho Frello.
Jorginho Frello saiu de Imbituba. E eu posso dizer que tenho em destaque essa foto da minha memória, porque eu estava Prefeito da cidade de Imbituba quando o Jorginho, filho do meu amigo Jorge Frello, foi para a Itália, com 14 anos, para tentar a sorte...
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin. Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Fora do microfone.) – Nº 6, não é?
O SR. BETO MARTINS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Nº 6. Em alguns lugares, nº 5; em outros lugares, nº 6.
Ele foi para a Itália aos 14 anos para tentar a vida, e nós sabemos que passou no início por muitas dificuldades e, em algum momento, até pensou em desistir. Mas o pai dele, sempre com muita força mental e espiritual, dizia que ele deveria continuar. E olhem o que aconteceu: ele se destacou no Napoli, da Itália, e foi campeão italiano e da Supercopa da Itália. Depois, se transferiu para o Chelsea, numa transação, se não me falha a memória, na época, de mais de 60 milhões de euros, e foi nada mais, nada menos que campeão da Champions, com o Chelsea, com destacada participação, titular absoluto daquele grande time que fez o Chelsea.
Por conta da sua cidadania italiana, por conta dos seus avós, acabou sendo chamado para a seleção italiana. Eu penso que, à época, a seleção brasileira deveria tê-lo chamado primeiro, mas ele foi chamado para a seleção italiana, e foi nada mais, nada menos do que campeão da Eurocopa pela Itália, fazendo uma cobrança de pênalti contra a Espanha numa semifinal, que foi um dos pênaltis mais bem batidos que eu já vi no futebol europeu. Acabou campeão da Eurocopa, com destacada participação. Hoje, é jogador do Arsenal, da Inglaterra, também mantendo-se em destaque.
E, naquele ano da Eurocopa, o Jorginho Frello esteve na lista dos três jogadores que foram para a sede da FIFA para a escolha da Bola de Ouro, ou seja, ele já esteve, já figurou entre os três melhores jogadores do mundo, naquela temporada. Isso é motivo de muito orgulho para Imbituba, para Santa Catarina, e eu queria fazer esse destaque aqui.
Meu terceiro e último assunto, Senador Esperidião Amin, é, claro, falar aqui um pouco das eleições em Santa Catarina. Queria ressaltar aqui o desempenho do nosso partido, o PL de Santa Catarina, que saiu dessa eleição com 90 Prefeitos eleitos, o que corresponde a cerca de 35% do universo de eleitores do nosso estado. Só para se fazer aqui uma comparação em ordem de grandeza: o PT vai governar, em Santa Catarina, 0,5% dos eleitores, e o PL vai governar 35%. Isso tudo mostra também a liderança forte hoje do nosso Governador Jorginho Mello em Santa Catarina.
E muitos poderão dizer: "Ah, porque o Estado de Santa Catarina é muito bolsonarista". Outro dia teve uma ex-Senadora da República que nos envergonhou, tristemente, com um depoimento que fez sobre o nosso estado! Eu me recuso a repetir o que ela disse, mas eu quero dizer, com muito orgulho: o Estado de Santa Catarina é um estado, sim, conservador, é um estado que preza por moral e dignidade, é um estado que deve servir de exemplo para o Brasil pelas escolhas que faz.
Não é por acaso que Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país, abaixo de 3%; não é por acaso que Santa Catarina, com apenas 1,4% do território nacional, é a sexta economia do país; não é por acaso que Santa Catarina é o estado mais seguro do país; não é por acaso que Santa Catarina tem o menor índice per capita do uso de Bolsa Família. Não que nós sejamos contra programas sociais, nós somos rigorosamente e absolutamente a favor, mas nós não nos orgulhamos de crescer esses números ano a ano. Nós nos orgulhamos de diminuí-los, porque nós sempre procuramos esse cidadão que está em estado de vulnerabilidade e buscamos lhe dar dignidade. Trabalho e dignidade, é isso que o Estado de Santa Catarina busca. E quem melhor encarnou o que o Estado de Santa Catarina acredita foi o Governo de Jair Messias Bolsonaro. Então, em verdade, Santa Catarina serve, sim, de exemplo pelas suas escolhas, porque encarna esses números que eu acabo de falar. Nós acreditamos, sim, num país onde se tenha mais país e menos governo, onde se escolha uma equipe de trabalho pela sua competência e não apenas porque são velhos companheiros.
Eu queria falar também do resultado na região da qual eu faço parte: Santa Catarina, região da Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna). Uma região linda, abençoada por Deus, em Santa Catarina, onde o nosso partido se sagrou vencedor, dos 17 municípios que o compõem, em nove municípios, sete dos quais sob a liderança do nosso partido.
E eu destaco aqui, mando um abraço e parabenizo o nosso Prefeito eleito de Tubarão – cidade líder da região da Amurel –, nosso querido amigo Soratto, filho do sempre lembrado Estêner Soratto.
Quero falar aqui do Município de Laguna, que elegeu o nosso querido amigo Preto Crippa; quero falar aqui do Município de Capivari de Baixo também...
(Soa a campainha.)
O SR. BETO MARTINS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – ... cidade sede da Tractebel, que elegeu o Prefeito Claudir Bitencourt; quero falar de São Ludgero, que elegeu o Paulinho Lorenzetti; quero falar de São Martinho – e aqui a Senadora Damares falou da importante participação das mulheres –, lá nós elegemos uma mulher de coragem, a Anelise, como Prefeita; em Treze de Maio elegemos o Nenem; e, por último, eu deixei para falar, evidentemente, da minha querida e amada cidade de Imbituba. Salve Imbituba! Imbituba querida. Imbituba elegeu, neste último pleito, o Prefeito Michell Peninha e, como Vice, a nossa querida amiga Madalena. Imbituba elegeu um Prefeito jovem, empreendedor, homem que se pauta na verdade, na honestidade e que conseguiu...
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
O SR. BETO MARTINS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Desculpe-me, vou encerrar, Presidente.
Conseguiu, com apenas um mandato de Vereador, liderar uma vitoriosa campanha à Prefeitura de Imbituba. Enfrentamos estratégias ardilosas, até fogo amigo nós enfrentamos, mas venceu, ao final, o amor, a verdade, a alegria e o comprometimento com o futuro, sem egos, sem vaidades e sem nenhum ódio.
O que desejamos a Imbituba agora é que volte a ser o que merecidamente já foi em passado recente: uma cidade protagonista tanto no sistema econômico como nas plataformas políticas do nosso estado. Parabéns, Michell, parabéns Madalena! Viva Imbituba!