Presidência durante a 162ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de Debates Temáticos destinada a debater a recente proibição imposta pela Anvisa à manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos popularmente como “chip da beleza”.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Mulheres, Saúde:
  • Sessão de Debates Temáticos destinada a debater a recente proibição imposta pela Anvisa à manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais manipulados, conhecidos popularmente como “chip da beleza”.
Publicação
Publicação no DSF de 23/11/2024 - Página 27
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DEBATE, PROIBIÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA), MANIPULAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, PROPAGANDA, UTILIZAÇÃO, IMPLANTE HORMONAL MANIPULADO, HORMONIO ARTIFICIAL, MULHER.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Seif. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Dr. Clayton, eu fiquei muito feliz, porque, se houve – eu tenho a impressão – uma requalificação ou uma reconsideração de que a proibição foi algo radical, eu tenho certeza absoluta de que foi pelo papel fundamental do Senado Federal e dos 30 Senadores que apoiaram a medida, porque muitas pessoas foram verdadeiramente prejudicadas.

    Nós não podemos... Penso eu, que sou um defensor da liberdade, que não se pode suspender ou cancelar definitivamente um tratamento médico por causa dos maus laboratórios e maus médicos que se utilizam, por exemplo, das propagandas enganosas. (Palmas.)

    E falo mais para o senhor: membros da minha família que têm a questão de menopausa antecipada... Como se fala?

(Intervenções fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Seif. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC) – Precoce, endometriose, que precisam repor hormônios e que têm filhos em casa.... Antes, era um problema porque parece que passa um roll-on, um creme, que, se encostar, na menina que está na puberdade pode alterar... Então, muitas coisas nós não podemos radicalizar. O debate amplo, franco, aberto está sendo feito aqui, na frente de todos, e o óbvio, muitas vezes, tem que ser dito.

    Eu quero parabenizar o senhor pela apresentação, mas o contraditório também é válido.

    Então, quero agradecer imensamente ao senhor, aos que trazem posições contrárias, aos que trazem posições... Todas as indicações dos Senadores da República, absolutamente todas foram acatadas, aceitas, e todos já tiveram oportunidade ou terão oportunidade...

    O nosso objetivo é justamente propor à sociedade... Realmente, é um malefício, não traz nenhum benefício, é abuso, ou é produção industrial que deveria ser produção artesanal ou talvez personalizada e que não está sendo respeitada?

    Então, vamos colocar todo mundo num caldeirão e falar "todos os laboratórios devem ser demonizados e não estão respeitando" ou "será que todos os hormônios que são utilizados realmente não trazem benefício à saúde das mulheres e dos homens que se tratam?". Enfim, esse aqui é o ambiente ideal para o debate.

    O senhor é muito bem-vindo. Eu agradeço imensamente ao senhor pelo rali e pelas posições, mas repito ao senhor, aqui enquanto Senador da República...

    E recebemos agora aqui o Senador Magno Malta, que prestigia esta audiência. Uma salva de palmas para o nosso Senador. (Palmas.)

    Mas eu quero reforçar, Dr. Clayton, que todos que quiseram participar para colocar seus pontos de vista... Agradeço imensamente, mais uma vez, ao Dr. Antonio Barra Neto, por ter reconsiderado algumas questões. Talvez tenha sido pelo debate no Senado, talvez pode não ter sido, que vocês já estavam ou ele já estava considerando, mas eu me sinto imensamente contemplado quando, através de uma medida do Senado Federal, que é uma Casa da República, onde 81 Senadores governam sobre 220 milhões de habitantes, tenha de alguma forma promovido o diálogo entre os que são contra, entre os que são a favor, e que tenha hoje buscado, provavelmente, um caminho do meio. Se ainda são necessárias outras medidas, eu creio que toda legislação pode ser melhorada, toda resolução pode ser aprimorada. Todos nós a cada dia podemos aprender a sermos melhores seres humanos, mas eu estou muito feliz que, de alguma forma, tenha contribuído para este debate saudável para a nossa sociedade. Mais uma vez, agradeço ao senhor.

    Passo a palavra ao Sr. Walter Pace, Médico Ginecologista, por até dez minutos.

    Obrigado, Dr. Walter.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/11/2024 - Página 27