Pronunciamento de Damares Alves em 02/12/2024
Discurso durante a 171ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão especial destinada a homenagear o Fórum Brasileiro da Educação Particular (Brasil Educação).
Comentário sobre o grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre a regulamentação da Reforma Tributária.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Educação,
Homenagem:
- Sessão especial destinada a homenagear o Fórum Brasileiro da Educação Particular (Brasil Educação).
-
Tributos:
- Comentário sobre o grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre a regulamentação da Reforma Tributária.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/12/2024 - Página 40
- Assuntos
- Política Social > Educação
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Tributos
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, FORUM, ENSINO PARTICULAR, BRASIL, EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE), MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).
- COMENTARIO, GRUPO DE TRABALHO, Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), REGULAMENTAÇÃO, REFORMA TRIBUTARIA.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Permite-me falar aqui da escada?
Eu não posso deixar de falar para todos os presentes aqui do trabalho que o senhor fez, Presidente, nos últimos dias no grupo de trabalho sobre a reforma tributária. E quero dizer para o fórum da importância de vocês continuarem atentos até o último dia deste ano. Por mais que o Senador Izalci e um grupo de Senadores equilibrados – e eu me coloco nesse grupo, desculpe-me a falta de modéstia –, um grupo de Senadores que pensam em educação fizeram no grupo de trabalho lá na CAE, nós podemos ser surpreendidos aqui no Plenário. Então, o meu pedido é, no final desta sessão tão importante, necessária, merecida: não abaixem a guarda.
Eu quero agradecer toda a colaboração com material, com dados, com números, todo o subsídio que os senhores trouxeram durante o debate da reforma tributária. Se vocês não estivessem conosco, nos ajudando, talvez a gente pudesse ter tomado decisões não muito agradáveis, mas vocês estiveram atentos, e o meu apelo é para que vocês continuem até o último dia.
Eu estou preocupada com o relatório final, eu estou preocupada com o resultado final da matéria que este Congresso Nacional vai entregar e pelo que vocês lá na ponta serão severamente alcançados.
O Senador Izalci já deixou a digital dele neste Parlamento como Senador da educação. E eu preciso fazer esta homenagem e este reconhecimento ao meu colega. A gente sai nas ruas de Brasília e escuta: "É o Senador da educação"; e nada mais justo do que ele estar presidindo esta sessão.
No mais, o que eu quero desejar a todos vocês? Eu quero desejar a vocês sucesso e prosperidade. Eu não tenho vergonha de falar a palavra prosperidade, porque, quanto mais vocês prosperarem, mais vocês vão puxar a educação pública para um parâmetro de qualidade. Chega de colocar o ensino particular como vilão nesta nação!
Eu sou fruto do ensino particular, quando uma faculdade viu em uma menina de 16 anos potencial. Quando todas as portas do ensino público foram fechadas para mim no interior do Nordeste, no meio do Sertão, uma faculdade viu em mim potencial, e eu estou aqui por causa do ensino particular. (Palmas.)
Vocês não são vilões. Foi como o Senador Izalci falou: ai do Brasil, se vocês não existissem, para a gente ter parâmetro de qualidade nesta nação.
Continuem firmes. Sei o que vocês passaram na pandemia, sei como não foi fácil. Como Ministra, eu trabalhei especialmente com as pequenas escolas e, como Ministra da Mulher, lá nas pequenas escolas particulares, 90%, 80% eram mulheres trabalhando e que foram severamente alcançadas.
Vocês sobreviveram a uma pandemia. Vocês sobreviveram a todas as crises econômicas desta nação. Vocês sobreviveram à perseguição e, em muitos momentos, à discriminação e ao preconceito. Vocês sobreviveram.
E obrigada por terem se mantido firmes.
Saibam que vocês têm uma bancada de Senadores nesta Casa que os reconhece, os respeita e o tempo todo está dizendo: "Nós precisamos de vocês nesta nação".
Que Deus os abençoe grandemente.
Eu sei que o Estado é laico, senhores, mas eu posso falar para que Deus os abençoe grandemente.
Contem conosco.
Parabéns ao Fórum da Educação Particular! (Palmas.)