Pela ordem durante a 174ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Rodrigo Cunha (PODEMOS - Podemos/AL)
Nome completo: Rodrigo Santos Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem

    O SR. RODRIGO CUNHA (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - AL. Pela ordem.) – Sr. Presidente Rodrigo Pacheco, eu faço questão aqui neste momento de exaltar o trabalho feito pela Comissão, presidida pelo nosso colega Carlos Viana, e o trabalho que não foi de um dia para o outro – foi bem dito aqui, por mais de 500 dias – feito pelo Relator Eduardo Gomes. Então esse é um assunto que não posso dizer esgotado, mas que foi muito bem trabalhado.

    Ainda relembrando outros projetos que já passaram pela Casa, outras audiências públicas que também foram aproveitadas, mesmo assim houve retrabalho em algumas situações e também pude verificar que, se a legislação tivesse sido aprovada um ano atrás, muito provavelmente já estaria diferente da que será aprovada na próxima semana.

    Inclusive, uma jurista amiga minha sempre fala isto, que legislar sobre tecnologia não é fácil, porque você faz a lei hoje para o futuro e ninguém sabe qual é o próximo passo que se tem. Além disso, quando se fala em inteligência artificial, neste momento, olha-se apenas, na sua grande maioria, para a busca de uma segurança jurídica, mas não é apenas isso.

    Nós aqui estamos tratando de muitos outros assuntos, estamos aqui falando da liberdade de criação, que não pode ser engessada, estamos aqui trazendo também estímulos ao empreendedorismo, à geração de empregos, à geração de renda e fazendo com que o Brasil gere oportunidades e seja atrativo para as grandes empresas mundiais.

    Então esse projeto aqui é um projeto importantíssimo, de autoria de V. Exa., que vai fechar com certeza este ano com uma grande contribuição para o futuro do país.

    Quero aqui registrar mais uma vez o trabalho de todos os Senadores que se envolveram, as participações nas audiências públicas e destacar também que essa contribuição não é estanque, não para por aqui. Teremos, com certeza...

(Soa a campainha.)

    O SR. RODRIGO CUNHA (Bloco Parlamentar Independência/PODEMOS - AL) – ... aprimoramentos a serem feitos mais à frente.

    Num ponto específico, aqui eu quero destacar dois Senadores que atuaram firmemente: Senador Marcos Rogério, que falou agora há pouco, deu uma grande contribuição, e também o Senador Rogério Carvalho. Inclusive, cada um de um lado conseguiu equilibrar bem esse projeto. E teremos contribuições a fazer na próxima semana.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2024 - Página 25