Discussão durante a 174ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5791, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Cuidados".

Autor
Zenaide Maia (PSD - Partido Social Democrático/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Proteção Social:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5791, de 2019, que "Institui a Política Nacional de Cuidados".
Publicação
Publicação no DSF de 06/12/2024 - Página 36
Assunto
Política Social > Proteção Social
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, ATENÇÃO, TRATAMENTO, PESSOAS, RESPONSABILIDADE SOCIAL, DEFINIÇÃO, OBJETIVO, PRINCIPIO JURIDICO, DIRETRIZ, PLANO NACIONAL, ESTRUTURA, GOVERNANÇA PUBLICA, FINANCIAMENTO.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN. Para discutir.) – Sr. Presidente, nosso Presidente Veneziano, meu vizinho lá junto com outro vizinho aí também, Efraim, da Paraíba, eu queria dizer aqui que não existe nada mais humano do que o cuidar. Cuidar faz parte dessa política do bem comum – estão aqui nossas mulheres dos direitos humanos, viu, Paulo Paim? –, cuidar é uma realidade a que a gente tinha que dar visibilidade neste país, porque isso precisa estar na lei. Mulheres que cuidam... A grande maioria são mulheres. Os homens ainda precisam aprender sobre isso também. Eu digo aqui o seguinte: não só no Brasil, no mundo todo, quase 70% dos homens saem de casa quando a criança tem deficiência. Essa é uma estatística assustadora desse olhar diferenciado para o ser humano: o cuidar. E ninguém poderia estar relatando melhor do que Paulo Paim, que é da Comissão de Direitos Humanos, que é importante demais.

    Estão aqui essas mulheres. Pelo menos aqui, nós somos maioria nos direitos humanos, não é?

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – E lá na Comissão de Direitos Humanos também.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN) – Eu queria dizer aqui...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Lá elas são maioria.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN) – Eu queria dizer aqui o seguinte: como Procuradora Especial da Mulher, a gente vê muita violência todos os dias contra as mulheres. E, também na Bancada Feminina – e nossa Presidente é a Senadora Leila –, todas nos unimos ao redor desse projeto de lei que cria essa política.

    Agora, gente, nós temos um grande desafio, costumo dizer: aprovamos leis, são importantes, mas nós precisamos botar saúde da mulher, lutar contra a violência contra a mulher. Precisamos colocá-las com esse cuidar – porque a maioria são mulheres – no Orçamento deste país, viu, Paulo Paim?

    Este é o grande desafio, Presidente Veneziano: vamos colocar nossas mulheres, que são mais de 50% da população, no Orçamento deste país.

    Eu quero aqui parabenizar todas que se uniram e fizeram um projeto maravilhoso. Vocês, mulheres brasileiras e homens também que são cuidadores, lembrem-se: a coisa mais nobre em termos de humanidade, de humanismo é o cuidar.

    Por isso, parabéns, mais uma vez, a todos que colaboraram com esse projeto de lei.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/12/2024 - Página 36