Orientação à bancada durante a 187ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Orientação à bancada, pelo Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4614, de 2024, que "Altera as Leis nºs 8.171, de 17 de janeiro de 1991, 8.742, de 7 de dezembro de 1993, 14.601, de 19 de junho de 2023, e 14.995, de 10 de outubro de 2024, para dispor sobre políticas públicas; e dá outras providências".

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Orientação à bancada
Bloco Parlamentar da Resistência Democrática: Sim
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Assistência Social, Execução Financeira e Orçamentária:
  • Orientação à bancada, pelo Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4614, de 2024, que "Altera as Leis nºs 8.171, de 17 de janeiro de 1991, 8.742, de 7 de dezembro de 1993, 14.601, de 19 de junho de 2023, e 14.995, de 10 de outubro de 2024, para dispor sobre políticas públicas; e dá outras providências".
Publicação
Publicação no DSF de 21/12/2024 - Página 44
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Orçamento Público > Orçamento Anual > Execução Financeira e Orçamentária
Matérias referenciadas
Indexação
  • ORIENTAÇÃO, BANCADA, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, Política Agrícola, CRITERIOS, CUSTEIO, DESPESA PUBLICA, DISPONIBILIDADE, ORÇAMENTO, PROGRAMA DE GARANTIA DA ATIVIDADE AGROPECUARIA (PROAGRO), REQUISITOS, CONCESSÃO, MANUTENÇÃO, RENOVAÇÃO, BENEFICIO, SEGURIDADE SOCIAL, CADASTRO, IDENTIFICAÇÃO BIOMETRICA, BENEFICIARIO, ATUALIZAÇÃO, INFORMAÇÕES, CADASTRO UNICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS (CADUNICO), COMPARTILHAMENTO, DADOS, CONCESSIONARIA, ORGÃO PUBLICO, LEI ORGANICA DA ASSISTENCIA SOCIAL (LOAS), AMBITO, DEFINIÇÃO, BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC), AVALIAÇÃO, DEFICIENCIA, CALCULO, RENDA PER CAPITA, FAMILIA, Programa Bolsa Família (2023), AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, VALORES, LIMITAÇÃO, DESLIGAMENTO, EXCLUSÃO, MUNICIPIOS, DISTRITO FEDERAL (DF), LINHA DE CREDITO, FROTA, TAXI, GARANTIA, Fundo Garantidor de Operações (FGO).

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para orientar a bancada. Por videoconferência.) – Primeiro, eu quero lembrar uma frase, porque eu sou frasista, mas o Esperidião Amin é melhor do que eu. E eu vou lembrar aqui esta frase dele: "A inveja é o único sentimento que ninguém confessa".

    Eu estou trabalhando, desde ontem, hospitalizado, em função – se Deus quiser – da minha última cirurgia no único olho que tenho. Portanto, eu sou deficiente, além de ser diabético – como o senhor também é, Presidente Pacheco. E eu já vi glicemia sua acima de 200; acima de 200 é diabético. Então, eu não vou entrar na questão da inveja, porque isso é normal. Ninguém reconhece o trabalho de ninguém. Na verdade, ninguém é amigo nada, é só colega, isso é conversa fiada. Mas, graças a Deus, eu tenho vários amigos no Senado Federal. Estou me dirigindo ao Congresso Nacional, onde há mais amizades falsas.

    Gente, eu sou Vice-Líder do Governo Lula, sou Líder da bancada do partido do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin. Eles me conhecem, me aceitam como eu sou. Eu até enviei uma mensagem para uma Senadora que eu respeito muito, a Damares Alves, esperando que ela fosse falar o que eu pedi para ela. Ela não falou, talvez porque ela não tenha tido tempo aí.

    Será que o Governo Federal, com todo o orçamento que tem, não pode, em relação aos deficientes com autismo, com diabetes, com Down, será que ele não pode cuidar? Não dá para acreditar. Por quê? E isso é que ninguém reconhece aí. Desculpem, amigos, que o único inimigo que eu tenho, vocês sabem quem é, só tenho um. Os outros são todos amigos.

    Por favor, qual a dificuldade de falar que o único Parlamentar do Brasil, que, no Estado de Goiás, banca, inaugurou dez institutos de autismo, quase 5 mil crianças de 3 a 43 anos de idade atendidas e tratadas? Qual o único Senador do Brasil que... alguns Senadores, que estão aí ou estão remotamente, vieram em Goiânia para ver o meu centro diabético, que tem quatro centros diabéticos, e o de Goiânia parece um hospital privado de Nova York?

    Então, é muito simples. Eu já gastei mais de 50 milhões de minhas emendas com essas causas: Down, autismo e diabetes. E vou continuar fazendo, porque para mim a única coisa prazerosa na política é salvar vidas, salvar visões, como eu estou zerando as filas de cirurgias de cataratas aqui no Estado de Goiás. É a única coisa prazerosa, o resto é bobagem. O resto é você fazer amizade, ter um Senador legal, gente boa, que vira teu amigo, mas é frustrante, exige psicanálise quase que diária.

    Eu não vou entrar em polêmica. Eu ouvi uma frase aí de que o Governo Lula está batendo cabeça. Respeito, tudo bem, é opinião.

    Agora, gente, o Governo anterior, ele não bateu cabeça, ele matou milhares de cabeças e ainda quis matar mais três cabeças, autoridades deste país.

    Agradecidíssimo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/12/2024 - Página 44