Discussão durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1241, de 2023, que "Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), para modificar a composição da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec)”.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Administração Pública Direta, Saúde Pública:
  • Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1241, de 2023, que "Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), para modificar a composição da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec)”.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2025 - Página 73
Assuntos
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Direta
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, LEI ORGANICA, SAUDE, COMPOSIÇÃO, COMISSÃO NACIONAL, INCORPORAÇÃO, TECNOLOGIA, AMBITO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), INCLUSÃO, REPRESENTANTE, SOCIEDADE CIVIL.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para discutir.) – Obrigado, Presidente histórico do Congresso Nacional Davi Alcolumbre.

    Eu queria aplaudir o Senador Sergio Moro. E, evidentemente – eu já fiz esta brincadeira contigo –, a sua mulher é melhor que ti, a Deputada. Então, ela está de parabéns.

    E só uma informação que talvez o senhor não saiba: um pequeno distrito do Estado de Goiás chamado Araras é uma localidade de 1,7 mil habitantes que, por incrível que pareça, é a cidade, proporcionalmente, que tem mais doença rara do mundo. E o nome da doença – não sei se você sabe, Senador – é xeroderma pigmentoso, que é uma doença terrível.

    E eu, graças a Deus, fico feliz de vê-lo com a sua esposa nesta luta, porque é uma causa minha em Goiás. E o primeiro instituto de doenças raras do Brasil foi inaugurado por mim, com minhas emendas, assim como o primeiro centro diabético do Brasil, em Goiânia, assim como os institutos de autismo – já são dez, graças a Deus, no Estado de Goiás.

    Parabéns. E tenha certeza de que todo o Brasil tem essa mesma postura sua e de sua esposa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2025 - Página 73