Pronunciamento de Jorge Kajuru em 02/04/2025
Discussão durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4262, de 2020, que "Altera a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para especificar a terapia nutricional a ser aplicada à pessoa com transtorno do espectro autista".
- Autor
- Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
- Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Pessoas com Deficiência,
Saúde:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4262, de 2020, que "Altera a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, para especificar a terapia nutricional a ser aplicada à pessoa com transtorno do espectro autista".
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/04/2025 - Página 36
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, PROTEÇÃO, DIREITOS, PESSOA COM DEFICIENCIA, AUTISMO, CRITERIOS, NUTRIÇÃO, ALIMENTAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, PROFISSIONAL DE SAUDE.
O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para discutir.) – Presidente histórico deste Congresso Nacional e amigo pessoal Davi Alcolumbre, eu não quero de forma alguma... Eu aprendi, depois de muito tempo em que apanhei, que não vale a pena ter ódio nesta vida. Então, esta aqui não é uma opinião de ódio; é uma opinião de amor ao autismo.
É a minha causa. Eu fui casado com duas mulheres mães de autistas, que são como meus filhos, e em Goiás eu tenho, rigorosamente, dez institutos de autismo, todos criados e bancados mensalmente com as minhas emendas – que fique bem claro: com as minhas emendas.
Então, eu fico muito triste de saber que hoje, na Câmara, dez Deputados fizeram uma solenidade pelo dia de hoje, Dia da Conscientização do Autismo, 2 de abril. Só que eu fui checar nas suas emendas e nenhum deles nunca mandou um centavo para o seu estado para ajudar o autismo, inclusive há dois Deputados de Goiás.
Então, eu queria só resumir: autista não precisa de solenidade, ele precisa de tratamento – que é caro, que é importante –, porque autismo, ao contrário do que alguns pensam, não é doença. Pelo contrário, normalmente o autista é mais inteligente do que todos nós juntos aqui.
É isso que eu queria deixar bem claro neste registro, para que o Marcos Mion, meu amigo pessoal, que tem um filho autista, que é o Romeo, querido menino, genial, gênio, para que todo o país saiba que eu não participei dessa solenidade porque eu sou contra esse tipo de coisa, porque para mim cheira à hipocrisia. Você não investe um centavo no seu estado para ajudar os autistas e aí faz uma cerimônia aqui na Câmara? Ah, perdoe-me!