Pela ordem durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a participação de S.Exª. em evento realizado em Campo Grande (MS), promovido pelo Secretário de Educação do estado, para incentivar estudantes da rede pública a participarem do Programa Jovem Senador. Preocupação com o crescente vício dos adolescentes em jogos eletrônicos.

Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1510, de 2025, que "Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir educação financeira nos currículos da educação básica."

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política, Educação Básica:
  • Considerações sobre a participação de S.Exª. em evento realizado em Campo Grande (MS), promovido pelo Secretário de Educação do estado, para incentivar estudantes da rede pública a participarem do Programa Jovem Senador. Preocupação com o crescente vício dos adolescentes em jogos eletrônicos.
Educação Básica:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 1510, de 2025, que "Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir educação financeira nos currículos da educação básica."
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2025 - Página 62
Assuntos
Outros > Atividade Política
Política Social > Educação > Educação Básica
Matérias referenciadas
Indexação
  • PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, ACRESCIMO, DISCIPLINA ESCOLAR, FINANÇAS, ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, AMBITO, CURRICULO, EDUCAÇÃO BASICA.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, EVENTO, CAMPO GRANDE (MS), SECRETARIO DE ESTADO, INCENTIVO, ESTUDANTE, ENSINO PUBLICO, PROGRAMA JOVEM SENADOR, PREOCUPAÇÃO, VICIO, ADOLESCENTE, JOGO ELETRONICO.

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Presidente, nós estivemos, na semana retrasada, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, estado que eu represento, através de uma iniciativa do Secretário de Educação do estado, fazendo um chamamento para os estudantes da rede pública do ensino médio para a participação no Programa Jovem Senador.

    Após cumprir com essa forma de atuar, transmitindo essa mensagem, a gente foi alertado pelo Secretário, Senador Jayme, de que existe hoje uma realidade com a qual a gente precisa se preocupar. O que outrora se tinha de vício em drogas... O que se tem hoje, na rede pública, constatado, principalmente nos adolescentes, é o vício em jogos.

    Nós tivemos a ideia de colocar um projeto para poder fazer uma educação preventiva, já desde o início do ensino fundamental, para que as crianças tenham essa noção da responsabilidade, da questão de como proceder em relação à educação financeira e também de como se portar diante de situações como essa relativa às questões dos jogos, que já é uma realidade no nosso meio – nós não podemos fechar os olhos para isso.

    Quando, lá atrás, vieram colocar a obrigatoriedade do cinto de segurança, muita gente zombou disso: "Não quero andar preso, isso me faz mal, vai fazer falta de ar". E isso foi colocado como transversalidade dentro do ensino da educação. Hoje eu tenho a certeza de que os seus netos e as pessoas mais jovens da sua família muitas vezes corrigem os motoristas, falam: "Você está sem o cinto, vamos colocar o cinto, porque não é certo andar sem o cinto de segurança".

    Então, eu só quero colocar à ciência dos meus pares que esse é um projeto, Senadora Damares, que vai tramitar nas Comissões pertinentes e que, eu tenho certeza, vai ser de grande valia para a educação, dentro daquilo que é a realidade de hoje das apostas e dos jogos.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2025 - Página 62