Pela ordem durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso à Sociedade Musical 1º Maio, da cidade de Itapissuma, estado de Pernambuco, por ocasião da celebração dos seus 140 anos de fundação.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Homenagem:
  • Voto de aplauso à Sociedade Musical 1º Maio, da cidade de Itapissuma, estado de Pernambuco, por ocasião da celebração dos seus 140 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2025 - Página 74
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INSERÇÃO, ATA, VOTO DE APLAUSO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SOCIEDADE, MUSICA, MUNICIPIO, ITAPISSUMA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Ele é rápido!

    Mas é bem ligeirinho, viu, Senador Izalci? É só um voto de aplauso que eu acho que se coaduna muito bem com o debate que nós estamos fazendo, acabamos de fazer sobre a cultura.

    Em Pernambuco, tem uma cidade chamada Itapissuma. É uma cidade da Região Metropolitana. Nesta cidade, tem uma banda, a Sociedade Musical 1º de Maio, que está fazendo 140 anos de fundação, Senadora Tereza Cristina. É uma cidade pequena, praticamente uma cidade de passagem. Apesar de ter a melhor caldeirada do estado – é considerada a capital da caldeirada –, é uma cidade muito pequena, de poucos recursos. Mas essa Sociedade se mantém há 140 anos.

    Entre os formados por essa instituição, nós temos Amaro Ramos Rios, clarinetista que representou o frevo pernambucano na Copa do Mundo de 1982, o Prof. José Caetano, saxofonista, do Centro de Criatividade Musical, dentre outros, como um maestro muito conhecido, o Maestro Spok. Todos foram alunos de lá.

    Essa sociedade está completando 140 anos, mantendo a sua sede numa sala de aula de música, Senador Izalci, gratuita, e tem uma atividade chamada Banda na Praça. E todo mundo sai para ver a banda tocar.

    Por isso, eu quero colocar meu voto de aplausos.

    Tem um diretor, o Thiaguinho, um conselheiro tutelar, que é muito atuante na cidade, inclusive trazendo adolescentes para fazerem parte da banda musical, como é conhecida, da Sociedade Musical 1º de Maio.

    Então, meus parabéns!

    E espero que o Senado também possa aprovar esse voto de aplausos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2025 - Página 74