Pronunciamento de Soraya Thronicke em 29/04/2025
Pela ordem durante a 28ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apelo para que a Presidência prorrogue a "CPI das bets".
- Autor
- Soraya Thronicke (PODEMOS - Podemos/MS)
- Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Desporto e Lazer,
Proteção Social:
- Apelo para que a Presidência prorrogue a "CPI das bets".
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/04/2025 - Página 55
- Assuntos
- Política Social > Desporto e Lazer
- Política Social > Proteção Social
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, PRORROGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CASA DE APOSTA ESPORTIVA, MANIPULAÇÃO, RESULTADO, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, AMBITO NACIONAL, ESPORTE PROFISSIONAL, FUTEBOL, CORRELAÇÃO, APOSTAS ESPORTIVAS.
A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, nós todos sabemos do seu compromisso com a democracia, com o que impulsiona o país para frente. É por isso, Presidente, que, um dia antes, pouco mais de 24 horas do final da CPI das Bets, eu lhe peço para que a prorrogue. Nós temos três requerimentos, Presidente.
Nós temos um requerimento da suspensão do prazo da CPI por 63 dias. Por quê? Porque do dia 1º de fevereiro de 2025 em diante, enquanto nós estávamos acalmando os ânimos, organizando as Comissões, V. Exa. pediu para que nós deixássemos a CPI em standby. Ela ficou em standby por 63 dias. Então, isso absolutamente é um direito do povo brasileiro. Não é direito meu, não é direito do Senador Hiran, não é direito de nenhum membro da CPI, mas é direito da população brasileira.
Em segundo plano, nós temos um requerimento de prorrogação da CPI por 130 dias. A CPI foi aprovada para funcionar por 130 dias prorrogáveis, Presidente – por mais 130, por igual prazo. Nós conseguimos 29 assinaturas, ou seja, não há como passar por cima, Senador Magno Malta, da vontade de 29 Senadores. E nós paramos de colher assinaturas – nós precisávamos de apenas 27 –, porque entendemos que estava tudo o.k.
É aviltante negar a vontade de mais de um terço do Senado Federal. Porém, porém, contudo, todavia, a pressão está muito grande em relação à finalização dessa CPI. Aí, parece-me que houve – parece-me, porque eu não estava presente, Presidente Davi –, houve uma reunião de Líderes, e eu não estava presente, e eu sou Relatora dessa CPI. Em uma reunião de Líderes, acordaram que, mesmo passando por cima de tudo que foi acordado anteriormente, inclusive formalizado, essa CPI seria prorrogada por 45 dias. Nós, novamente, conseguimos todas as assinaturas, Presidente Davi, e protocolamos por 45 dias.
Não é o certo, mas, às vezes, a gente tem que engolir, porque, muitas vezes, o que funciona não é o Regimento Interno do Senado Federal, o Risf. Às vezes, Presidente, data maxima venia, com todo o carinho que eu tenho por V. Exa., tendo abdicado da minha candidatura por conta de V. Exa., porque confio em V. Exa., mas, muitas vezes, por conta de pressão, o que funciona? Funciona o "rida", regimento interno de Davi Alcolumbre.
Meu Presidente, eu peço a V. Exa.... Amanhã será o último dia. Amanhã poderá ser tarde. Hoje, nós tivemos a prisão de um depoente que mentiu. Nós estamos lidando com mais de 3 mil bets, bets que estão proporcionando evasão de divisas, Presidente, que estão proporcionando a lavagem de dinheiro do crime organizado, que estão proporcionando a bancarrota de famílias e, me perdoem, porque eu não gostaria de falar isto, mas também o suicídio de pessoas, o fim de casamentos.
(Soa a campainha.)
A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – Nós, que não somos viciados em jogo, não temos ideia do que é isso.
Eu peço, eu sei que V. Exa. tem um coração grande.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Tem, tem. Eu apoio V. Exa. O coração dele é bom.
A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – Ele é. Eu o adoro.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Eu apoio V. Exa., porque uma CPI, quando está investigando... Quando está aí só enrolando, tem que acabar mesmo, mas, quando está investigando, é preciso renovar o prazo. E eu, que já comandei tantas CPI com prazos renovados... Passou de três anos a CPI da Pedofilia, aqui.
A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – Obrigada, Senador Magno Malta.
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES) – Então, eu concordo com V. Exa.
A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – Muito obrigada pelo apoio.
E a CPI que tratava da manipulação dos resultados, que foi presidida pelo Senador Kajuru e relatada pelo Senador Romário, foi prorrogada uma ou duas semanas após o prazo.
Eu lhe pergunto: por que não hoje? Vamos fazer hoje. Nós não sabemos se estaremos aqui amanhã. Eu peço a V. Exa., com esse coração grande que tens, com a responsabilidade que tens, que leia e que prorrogue essa CPI. Por quê? Porque amanhã qualquer pessoa pode estar sentada na sua cadeira, Presidente. A vida é assim. Eu não posso contar. Por que não hoje? Por que oportunamente? Por que não hoje?
Então, eu, com todo o carinho que eu tenho por V. Exa., uma pessoa cativante, da pessoa que tu és, da confiança que eu renovei em ti. Naquele dia 1º de fevereiro de 2025, eu te disse, Presidente Davi...
(Interrupção do som.)
(Soa a campainha.)
A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – "Presidente Davi, você garante a CPI das Bets para salvar as famílias brasileiras?" E V. Exa. me disse, "Sim, Soraya, eu garanto."
Só isso, Presidente. Muito obrigada.