Pronunciamento de Eduardo Girão em 13/05/2025
Pela ordem durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio ao Senador Plínio Valério em sua defesa da PEC nº 16/2019, que dispõe sobre o processo de escolha dos ministros do STF e fixa os respectivos mandatos em oito anos. Críticas ao STF.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atuação do Judiciário,
Poder Judiciário:
- Apoio ao Senador Plínio Valério em sua defesa da PEC nº 16/2019, que dispõe sobre o processo de escolha dos ministros do STF e fixa os respectivos mandatos em oito anos. Críticas ao STF.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/05/2025 - Página 54
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
- Organização do Estado > Poder Judiciário
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- APOIO, SENADOR, PLINIO VALERIO, DEFESA, APROVAÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), ALTERAÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PROCESSO, ESCOLHA, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), FIXAÇÃO, PRAZO, MANDATO.
- CRITICA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ABUSO DE PODER, INTERFERENCIA, LEGISLATIVO, CONGRESSO NACIONAL, SEPARAÇÃO, VIOLAÇÃO, PODERES CONSTITUCIONAIS.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Meu querido Senador Portinho...
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – É uma honra ser chamado de Portinho...
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Meu querido Senador Plínio, sabe por que eu estou falando isso? Desculpe-me. Eu estou virado.
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – Não, não, nem um pedido de desculpa, não... Absolutamente.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Não dormi essa noite porque eu cheguei da Argentina de madrugada e vim direto para o Senado.
O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Democracia/PSDB - AM) – Absolutamente.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Mas eu queria dizer para o senhor o seguinte, Senador Plínio: o senhor faz aqui um discurso muito contundente, firme, relembrando coisas que a gente tinha esquecido. Esses dados aí – seis votos – já é a maioria do Supremo, porque sabe aquela coisa que você se enforca com a corda que é dada? Como adoram dar entrevistas os "Supremos" do Brasil, eles vão revelando. Só que a aposta deles – quem sabe? –, é que esta Casa não vai votar, porque nos bastidores eles influenciam!
A gente já viu eleição de Presidente do Senado aqui, pouco tempo atrás, com o Presidente, com Ministro do Supremo ligando para os Senadores, pedindo voto para determinado candidato aqui dentro da Casa! A interferência de um Poder sobre outro é escancarada, é explícita, Senador Cleitinho!
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Então, o que o senhor traz aqui dessa vacilada deles de colocar opinião, de dar entrevista, que é o que eles fazem, não existe isso em nenhum lugar do mundo nas cortes supremas, é tudo nos autos, é tudo nos autos, como tem que ser, mas a vaidade faz se perder... Está aí: seis a zero! Isso é um convite: vamos colocar para votar? Vamos colocar para votar? Depende só do Senado agora. Nós não vamos interferir não, na hora que votar. Vamos deixar os Senadores deliberarem.
Chega, não é? Chega! Já deu! Tem que votar mandato, tem que votar impeachment de Ministro. É a única forma de esta Casa cumprir seu dever constitucional pelo reequilíbrio entre os Poderes para voltar a democracia, porque hoje nós não temos democracia no Brasil, tem uma ditadura!
Parabéns, Senador Plínio.