Pronunciamento de Carlos Viana em 20/05/2025
Pela ordem durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5636, de 2019, que "Institui o Dia de Celebração da Amizade Brasil-Israel".
- Autor
- Carlos Viana (PODEMOS - Podemos/MG)
- Nome completo: Carlos Alberto Dias Viana
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa:
- Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 5636, de 2019, que "Institui o Dia de Celebração da Amizade Brasil-Israel".
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/05/2025 - Página 77
- Assunto
- Honorífico > Data Comemorativa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, DIA NACIONAL, CELEBRAÇÃO, AMIZADE, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL.
O SR. CARLOS VIANA (Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MG. Pela ordem.) – Perfeitamente, mas quero agradecer aqui a todos os Senadores e Senadoras pela aprovação unânime da criação da data de Amizade Brasil-Israel, que teve a minha relatoria, e dizer da satisfação em nós reconhecermos, mais uma vez, a importância e a proximidade de duas nações-irmãs.
O Estado de Israel e os brasileiros, nós temos uma história muito rica que não pode ser, em momento algum, desrespeitada, por um momento ou outro que nós tenhamos em que Israel tenha o direito de se defender e o Brasil tenha, pelo Governo, as suas críticas.
O mais importante é reafirmarmos o nosso apoio a toda a comunidade judaica, aos mais de 100 mil judeus que vivem no Brasil, a nossa diversidade, o respeito a todas as crenças, e dizer, como cristãos, o tanto que nós desejamos que Israel tenha paz, que haja paz, prosperidade sobre Jerusalém, que não haja mais guerras, que os conflitos cheguem ao fim.
Para esse Dia da Amizade, Srs. Senadores e Sras. Senadoras, foi escolhido o 12 de abril, porque foi o dia exato em que o Brasil criou a primeira missão diplomática para o Estado que renascia, quase 2 mil anos depois de ter sido destruído, na época, pelo Império Romano, e a diáspora dos judeus pelo mundo. E coube a mim a alegria de ser o Relator, nesta Casa, de projeto de tal importância e relevância para os cristãos, para os judeus brasileiros, para toda a nossa comunidade. Parabéns!
Obrigado, mais uma vez, e fico muito feliz de reafirmarmos a amizade entre Brasil e Israel, agora com a criação do Dia da Amizade.
Muito obrigado, Sr. Presidente.