Pronunciamento de Paulo Paim em 28/05/2025
Fala da Presidência durante a 55ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro sobre a reunião a ser realizada na CCJ, sobre o Projeto de Lei n° 1769, de 2024, que altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir o incentivo ao empreendedorismo e a criação de centros para a vida independente entre as medidas de apoio às pessoas com deficiência e para atualizar a terminologia utilizada na lei relativa à pessoa com deficiência.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Administração Pública Direta,
Pessoas com Deficiência:
- Registro sobre a reunião a ser realizada na CCJ, sobre o Projeto de Lei n° 1769, de 2024, que altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir o incentivo ao empreendedorismo e a criação de centros para a vida independente entre as medidas de apoio às pessoas com deficiência e para atualizar a terminologia utilizada na lei relativa à pessoa com deficiência.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/05/2025 - Página 30
- Assuntos
- Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Direta
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), PROJETO DE LEI, SUBSTITUTIVO, CAMARA DOS DEPUTADOS, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, PESSOA COM DEFICIENCIA, PODER PUBLICO, APOIO, INTEGRAÇÃO, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, TRABALHO, ACESSIBILIDADE, ASSISTENCIA SOCIAL, GARANTIA, DIREITOS, ACESSO, JUDICIARIO, ATUAÇÃO, MINISTERIO PUBLICO, CRIAÇÃO, ORGÃO, AMBITO, MINISTERIO DOS DIREITOS HUMANOS E DA CIDADANIA, DEFINIÇÃO, COMPETENCIA, ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTERIO DO TRABALHO (MTB), MINISTERIO DA SAUDE (MS), MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS).
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - RS. Fala da Presidência.) – Esse foi o Senador Astronauta Marcos Pontes. Os meus cumprimentos pela exposição que fez.
Senhoras e senhores, eu vou fazer uma pequena fala aqui, porque amanhã, de manhã, eu presido, na CCJ, um debate sobre a pejotização. Inicia-se às 9h, com a presença de em torno de 12 a 14 painelistas.
É um projeto que eu entendo que tem que ser aprofundado devido a como essa questão é feita hoje no país. Mas não vou aqui falar do projeto. Eu quero falar rapidamente do projeto que é o item 1 da pauta de amanhã.
É um projeto de minha autoria, a Relatora é a Senadora Damares Alves. O projeto altera a Lei 7.853, de 23 de outubro de 1989, para incluir o incentivo ao empreendedorismo e a criação de centros para a vida independente entre as medidas de apoio às pessoas com deficiência e para atualizar a terminologia utilizada na lei relativa à pessoa com deficiência.
O projeto altera o artigo da lei que trata do apoio às pessoas com deficiência para determinar que o poder público incentive ações para promover a forma de empreender e estabelecer linhas de crédito orientadas especificamente para as pessoas com deficiência.
Apresentei esse projeto ainda em 2008, ele circulou nas duas Casas, foi aprovado aqui, foi para a Câmara e voltou para cá.
As adequações realizadas no projeto são atinentes aos termos relacionados à pessoa com deficiência: troca "pessoas portadoras de deficiência" para "pessoas com deficiência"; há a substituição do nome do órgão, que antes era Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, para Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania; e também tem a adequação da ementa.
O substitutivo aprovado na Câmara dos Deputados coloca a criação de centros para a vida independente para pessoas com deficiência, ofertando serviços e apoios para o desenvolvimento de autonomia, de independência, de talentos e potencialidades, como também o acesso às políticas públicas que possam contribuir para a plena participação social em igualdade de condições com as demais pessoas.
Assim, estaremos estabelecendo diretrizes a serem observadas para a criação de centros para a vida independente das pessoas com deficiência e incentivos para que elas tenham o seu próprio negócio.
Eu fiz aqui um resumo do projeto que vai ser discutido amanhã, porque eu não estarei aqui amanhã, vou estar lá na Comissão de Assuntos Sociais debatendo a questão da pejotização, como eu dizia na abertura, com em torno de 12 a 14 painelistas.
Assim, eu suspendo a sessão de hoje.
Não havendo mais oradores presentes, a Presidência suspende a sessão deliberativa, que será reaberta para apreciação das matérias constantes da Ordem do Dia. Inclusive, tem um projeto que é de minha autoria.
Até daqui a pouco.
(A sessão é suspensa às 15 horas e 43 minutos e reaberta às 16 horas e 13 minutos, sob a Presidência do Senador Davi Alcolumbre, Presidente.)