Como Relator durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2674, de 2025, que "Institui a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural; e altera as Leis nºs 12.852, de 5 de agosto de 2013 (Estatuto da Juventude), 11.947, de 16 de junho de 2009, e 14.628, de 20 de julho de 2023".

Autor
Professora Dorinha Seabra (UNIÃO - União Brasil/TO)
Nome completo: Maria Auxiliadora Seabra Rezende
Casa
Senado Federal
Tipo
Como Relator
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Trabalho e Emprego:
  • Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2674, de 2025, que "Institui a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural; e altera as Leis nºs 12.852, de 5 de agosto de 2013 (Estatuto da Juventude), 11.947, de 16 de junho de 2009, e 14.628, de 20 de julho de 2023".
Publicação
Publicação no DSF de 02/07/2025 - Página 128
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Política Social > Trabalho e Emprego
Matérias referenciadas
Indexação
  • RELATOR, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, PROVIDENCIA, EFETIVAÇÃO, DIREITOS, JUVENTUDE, ATIVIDADE PROFISSIONAL, TRABALHO, RENDA, ATIVIDADE, CAMPO, CULTURA, TURISMO, CRIAÇÃO, POLITICA NACIONAL, PLANO NACIONAL, SUCESSÃO, ZONA RURAL, OBJETIVO, PROMOÇÃO, GARANTIA, FLORESTA, AGUA, ACESSO, SERVIÇOS PUBLICOS, TERRAS, REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, Crédito Rural, DIREITOS SOCIAIS, PRIORIDADE, AQUISIÇÃO, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, GENEROS ALIMENTICIOS, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, JOVEM, AGRICULTOR.

    A SRA. PROFESSORA DORINHA SEABRA (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - TO. Como Relatora.) – Eu gostaria de agradecer ao Senador Carlos Viana pelas emendas que ele apresentou – eu até o procurei –, não só a que foi destacada, mas com a preocupação de criar oportunidades de crédito direcionadas ao jovem dentro dessa linha da sucessão rural, a questão do plano em que ele... vão ser construídos uma política pública e um plano nacional, que deve ter suas metas, a definição orçamentária, a métrica, ou seja, a qualificação e o desempenho.

    E eu me propus, nosso Presidente, que eu e ele vamos juntos ao Ministro Paulo Teixeira – já tive uma conversa inicial –, para apresentar formalmente as sugestões, para que sejam contempladas nesse plano nacional, que vai tratar... Eu acho que a gente marca, dá um marco importante, porque o êxodo rural e o afastamento do jovem do campo, infelizmente, tem crescido a cada ano, e eu me dispus, até porque são meritórias, e pela importância, neste momento, do Plano Safra, que foi colocado como um compromisso do Governo de homologação, a que nós possamos tratar isso pessoalmente com o Ministro, para que seja garantido, e nós possamos monitorar e acompanhar a construção desse plano nacional.

    Agradeço a atenção do Senador e a colaboração.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/07/2025 - Página 128