Pronunciamento de Omar Aziz em 08/07/2025
Pela ordem durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas aos votos contrários à indicação do nome do Senhor Luís Guilherme Nascentes da Silva, para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na República do Haiti.
- Autor
- Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
- Nome completo: Omar José Abdel Aziz
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Relações Internacionais:
- Críticas aos votos contrários à indicação do nome do Senhor Luís Guilherme Nascentes da Silva, para exercer o cargo de Embaixador do Brasil na República do Haiti.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/07/2025 - Página 77
- Assunto
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- CRITICA, SENADOR, VOTO CONTRARIO, MENSAGEM (MSG), INDICAÇÃO, AUTORIDADE, DIPLOMATA, CARGO PUBLICO, EMBAIXADOR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI.
O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Sr. Presidente, estava conversando há pouco com o Senador Rodrigo Pacheco, muita saudade dele na Presidência, não que V. Exa. não mereça todo o meu respeito, mas como é que pode, Senador Jaques Wagner...?! O Embaixador vai para o Haiti – vejam bem, para o Haiti, ele não está indo para Washington, não –, e tem dois Senadores que votam contra ainda! Vá entender um negócio desse! Até parece que ele está recebendo um grande presente!
A gente tem toda a solidariedade... Inclusive, o Amazonas e o Acre receberam muitos haitianos quando teve aquele grande terremoto, são pessoas trabalhadoras, pessoas que se esforçam muito. O Amazonas e o Acre receberam um dos maiores números de haitianos – na época, eu era Governador –, e essas pessoas trabalharam em muitas obras que o estado fazia naquele momento.
Agora, dois Senadores votarem contra o Embaixador ir para o Haiti?! Aí é demais – é demais! Não é possível que acham que um embaixador que está indo para o Haiti está recebendo uma embaixada em Roma, em Londres, em Washington. É para o Haiti, pessoal!