Discurso durante a 79ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Homenagem a Paulo Paim e reconhecimento da importância da lei para a vida das pessoas com deficiência. Relato pessoal sobre sua filha Ivy como motivação na luta. Compromisso com a continuidade da causa por inclusão e justiça social.

Autor
Romário (PL - Partido Liberal/RJ)
Nome completo: Romario de Souza Faria
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Direitos Humanos e Minorias, Pessoas com Deficiência, Proteção Social:
  • Sessão especial destinada a celebrar os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Homenagem a Paulo Paim e reconhecimento da importância da lei para a vida das pessoas com deficiência. Relato pessoal sobre sua filha Ivy como motivação na luta. Compromisso com a continuidade da causa por inclusão e justiça social.
Publicação
Publicação no DSF de 15/07/2025 - Página 17
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Política Social > Proteção Social
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, LEI BRASILEIRA, INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIENCIA, HOMENAGEM, SENADOR, PAULO PAIM, COMENTARIO, FILHA, ORADOR, COMBATE, AUTISMO, COMPROMISSO, JUSTIÇA SOCIAL.

    O SR. ROMÁRIO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Para discursar. Por vídeo.) – Bom dia a todos e a todas. É uma grande honra participar desta homenagem pelos dez anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

    Eu quero agradecer aqui, de coração, ao meu amigo, irmão, Senador Paulo Paim, parceiro de batalha, com quem tenho a alegria de dividir essa luta há muitos anos. Foi ele que começou tudo e me deu a honra de relatar essa lei, que, com certeza, mudou a minha vida e a de muita gente.

    A LBI é um marco. Ela garantiu direitos, abriu portas e levou dignidade a milhões de brasileiros com deficiência, inclusive a minha filha Ivy, que é a razão de tudo isso para mim.

    Estou... Estou, não, tenho muito orgulho de fazer parte dessa história e sigo firme nessa luta por um Brasil mais justo, mais acessível e mais humano. Quero que vocês continuem contando comigo e, mais uma vez, parabéns! E muito obrigado, meu amigo, irmão, Senador Paulo Paim.

    Beijo no coração de todos! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/07/2025 - Página 17