Pronunciamento de Izalci Lucas em 21/08/2025
Discurso durante a 97ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Reconhecimento ao trabalho dos professores das escolas especializadas e ao papel fundamental das instituições sociais na inclusão. Defesa de políticas públicas de Estado que acompanhem o cidadão em todas as fases da vida, do pré-natal à velhice. Ênfase na necessidade de atenção diferenciada para cada etapa do desenvolvimento humano, garantindo oportunidades iguais. Citação de projetos como o Rompendo Barreiras e iniciativas esportivas e educacionais que revelam o potencial das pessoas com deficiência.
- Autor
- Izalci Lucas (PL - Partido Liberal/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Pessoas com Deficiência,
Saúde Pública:
- Sessão Especial destinada a celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
-
Data Comemorativa,
Pessoas com Deficiência,
Saúde Pública:
- Reconhecimento ao trabalho dos professores das escolas especializadas e ao papel fundamental das instituições sociais na inclusão. Defesa de políticas públicas de Estado que acompanhem o cidadão em todas as fases da vida, do pré-natal à velhice. Ênfase na necessidade de atenção diferenciada para cada etapa do desenvolvimento humano, garantindo oportunidades iguais. Citação de projetos como o Rompendo Barreiras e iniciativas esportivas e educacionais que revelam o potencial das pessoas com deficiência.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/08/2025 - Página 16
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, SEMANA, AMBITO NACIONAL, PESSOA COM DEFICIENCIA, DEFICIENTE MENTAL.
- IMPORTANCIA, TRABALHO, PROFESSOR, ESCOLA, ESPECIALIZAÇÃO, ENSINO, FORMAÇÃO, PESSOA COM DEFICIENCIA, DEFICIENTE MENTAL, PROMOÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL.
- DEFESA, IMPLEMENTAÇÃO, POLITICA PUBLICA, ESTADO, GARANTIA, ACOMPANHAMENTO, CIDADÃO, FASE, VIDA, PERIODO, NASCIMENTO, DURAÇÃO, MORTE.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF. Para discursar.) – Boa tarde.
(Manifestação da plateia.)
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Muito fraco. Boa tarde!
(Manifestação da plateia.)
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – Muito bem!
Primeiro, eu quero cumprimentar aqui o meu amigo e, para nós, uma referência aqui no Congresso Nacional quando se trata de pessoas com deficiência. A coisa que eu mais aprendi aqui, Senador Arns, e foi exatamente com as pessoas com deficiência, foi: "Nada de nós sem nós". Isso ajudou muito. Eu ainda era Deputado quando a gente definiu isso. Aqui a gente luta, todos os dias, para que aconteça isso, porque muita gente decide as coisas sem conhecer ou conhecendo muito pouco a realidade. Na política, hoje, é muito difícil você encontrar pessoas que se colocam no lugar do outro, porque se cada um se posicionasse dessa forma seria diferente, com certeza.
Eu quero aqui cumprimentar a Isabela, essa menina linda, maravilhosa, alegre, com um crachá maravilhoso, Isabela Carolina, que é a nossa... E o Luciano também, esse jovem animado, feliz. Eles são muito alegres, realmente eles têm um carinho muito especial por todos nós também. Quero cumprimentar a Maria do Perpétuo Socorro, que é a mãe do Gabriel, o Cláudio Luís, pai da aluna Laura Pádua, do programa de educação e aprendizagem de longa vida.
Quero cumprimentar também, de uma forma especial, a Erenice Natália, que é a Vice-Presidente da Apae daqui, do Distrito Federal, também o Edilson, que já é um lutador de anos e anos, que sempre acompanhou a causa das pessoas com deficiência, ele é advogado e também pai; a Ester, que é professora e Presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi. São instituições que a gente precisa sempre citar, elogiar, apoiar, porque ai deste país se não fossem as organizações sociais, se não fosse o terceiro setor, se não fossem, nesse caso específico, as APAEs, a Pestalozzi, o Ceal e várias instituições que realmente ajudam muito.
Quero cumprimentar de uma forma muito especial os professores. Eu, que visito sempre essas escolas... Aqui nós temos 14 escolas. Arns, V. Exa. esteve comigo lá no Guará, conhecendo a escola do Guará. Como esses professores têm um carinho especial pelo que fazem! A gente fica admirado, realmente, com a dedicação de cada um deles. E a gente, na medida do possível, tenta ajudar. É evidente que o ideal é que tivéssemos mesmo políticas públicas de Estado e que essas políticas fossem voltadas para as pessoas, para o cidadão.
Eu estou tentando, Arns, fazer uma mudança nesse conceito de gestão tradicional, que a gente sabe que nunca deu certo, porque há anos e anos a gente vem fazendo a mesma coisa e os resultados são sempre os mesmos. O Governo existe para cuidar das pessoas, e para essas pessoas, esse cidadão, isso começa no pré-natal. Então, você tem que ter uma política pública para o pré-natal, para já garantir que todas as mulheres grávidas tenham alimentação, que tenham um acompanhamento médico, que possam fazer todos os exames – o exame do pezinho, que já deveria acontecer em todo o país – para você já fazer com que as crianças possam nascer mais saudáveis.
Depois você tem a primeira infância, que tem que ter um tratamento diferenciado, em que há o desenvolvimento da coordenação motora, o desenvolvimento cognitivo, a alfabetização. Isso é fundamental. Depois vem a adolescência, que é uma fase diferente. Todo mundo aqui já passou por ela. A gente tem que ter uma atenção, uma política pública para o adolescente.
Depois vem o jovem, a juventude. Depois tem o adulto e depois tem o idoso. E cada cidadão desse tem que ter um tratamento diferenciado, porque cada um é uma pessoa, cada um tem as características diferenciadas e têm que ter oportunidades.
Hoje nós estamos ajudando num projeto já, há uns três ou quatro anos, no Olga. Agora tem mudança de faixa agora, viu? Nós temos mudança de faixa agora na Apae – vai ter na Pestalozzi também –, no curso de Judô. Eles estão fazendo mudança de faixa agora. Mas fizemos vários projetos. No instituto federal, o Rompendo Barreiras, com pessoas tetraplégicas, mas que têm um potencial violento...
(Soa a campainha.)
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - DF) – ... fazendo, inclusive, universidade. Quantos alunos estão se formando nas universidades? Porque todos têm realmente competência, têm condições, cada um com as suas características.
Então, Arns, eu fiz questão... Eu estava... Hoje é dia de atendimento, tinham 500 pessoas me esperando, mas eu não podia deixar de vir aqui, primeiro, para parabenizá-lo. V. Exa. realmente tem feito a diferença nesta Casa em favor das pessoas com deficiência.
Então, quero parabenizá-lo, agradecer e também parabenizar cada um de vocês que fazem realmente essa diferença para o nosso país, está bom?
Um beijo no coração de todos. (Palmas.)