Pronunciamento de Teresa Leitão em 20/08/2025
Pela ordem durante a 96ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do encerramento das atividades da Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador.
- Autor
- Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa:
- Registro do encerramento das atividades da Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/08/2025 - Página 61
- Assunto
- Honorífico > Data Comemorativa
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- REGISTRO, ENCERRAMENTO, Comissão Temporária Interna em Comemoração aos 200 (duzentos) anos da Confederação do Equador (CTI200CONFEQ).
- APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, DIA NACIONAL, HOMENAGEM, VITIMA, REPRESSÃO, REVOLUÇÃO, REGIÃO NORDESTE, MES, AGOSTO.
A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - PE. Pela ordem.) – Obrigada, Sr. Presidente.
Em um dia como o de hoje, 20 de agosto, há 246 anos, nascia Frei Caneca, a principal liderança da Confederação do Equador. Comemoramos, do ano passado para este, o seu bicentenário, com uma Comissão Temporária aqui nesta Casa, de profícuos trabalhos, a qual eu tive a honra de presidir. Pois bem, como resultado deste trabalho, vários encaminhamentos foram aprovados na última reunião de trabalho, e um deles, Sr. Presidente, foi apresentar um projeto de lei considerando o 20 de agosto como o Dia Nacional dos Mártires da Confederação do Equador, o dia do nascimento de Frei Caneca.
Isso se tornou um projeto já entregue à Mesa Diretora, o PL 3.535, de 2025, assinado pela Comissão temporária. E eu faço o uso da palavra neste momento, Sr. Presidente, para pedir a tramitação do projeto o quanto antes. O Danilo está aí atento, anotando tudo que eu estou dizendo. Para quê? Para que, no próximo ano, a gente já possa comemorar o 20 de agosto, sob os auspícios dessa lei, que eu tenho certeza de que será aprovada pelos meus pares, pelo trabalho e pela presença que este Senado teve nos trabalhos da Comissão temporária.
Muito obrigada, Sr. Presidente.