Discurso durante a 121ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Destaque para os avanços legislativos e o comprometimento crescente do Senado com a causa. Reconhecimento das dificuldades enfrentadas e reafirmação do empenho em buscar soluções.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Pessoas com Deficiência:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Destaque para os avanços legislativos e o comprometimento crescente do Senado com a causa. Reconhecimento das dificuldades enfrentadas e reafirmação do empenho em buscar soluções.
Publicação
Publicação no DSF de 23/09/2025 - Página 32
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, DESTAQUE, ATUAÇÃO, SENADO, APOIO, PESSOA COM DEFICIENCIA.

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Obrigada. Permita-me falar da bancada.

    Eu vim correndo, gente, na verdade, voando.

    Quero cumprimentar a todos e, Senador Paim, cumprimentá-lo pela iniciativa.

    A gente não pode deixar esta e outras datas passarem sem o Senado fazer a celebração, a manifestação. Cada momento desse é um recado que a gente manda para a ponta e é uma mensagem de esperança, de que as pessoas com deficiência não estão sozinhas e podem contar com bravos guerreiros.

    Eu estava ouvindo o seu discurso enquanto eu vinha para cá, relembrando o passado, guerreiros que passaram por esta Casa e guerreiros que estão chegando. Acreditem, a causa tem conquistado a cada dia mais Parlamentares, comprometidos com vocês, com o tema. Claro, não temos todas as respostas, mas nós estamos dispostos a buscar todas as respostas.

    A angústia, às vezes, toma conta de nós. Às vezes, nós temos uma sensação de impotência muito grande, por incrível que pareça. "Mas vocês não estão no poder?". Às vezes, a gente se sente tão impotente, mesmo estando no poder, mas não desanimados. Às vezes, uma derrota aqui, uma porta fechada ali, mas jamais desanimados.

    Contem com a gente. Esta Casa é uma casa que tem se dedicado ao tema.

    Enquanto estava acontecendo aqui, eu também estava participando de uma audiência online presidida pelo Flávio Arns ali na Comissão de Direitos Humanos, hoje, sobre uma síndrome, a síndrome do X frágil. Então, a Casa está se debruçando. Contem conosco.

    Quando eu olho para trás, Rosinha, o que nós tínhamos há 20 anos? Apenas sonhos e militantes, às vezes, gritando nos corredores, vozes perdidas. Hoje nós temos uma lei, nós temos Comissão, nós temos espaço, as famílias são ouvidas. Hoje nós temos redes sociais para também estarmos cobrando as respostas que tanto queremos.

    Que Deus nos abençoe! Que esta seja, de fato, a nação com que tanto sonhamos, Senador Paim, a nação inclusiva, a nação que não deixa ninguém para trás. Nesse sentido, a gente caminha.

    Saibam: neste cenário... E esta legislatura, desculpem a falta de modéstia, é uma legislatura espetacular, com muitas pessoas vindo. Quem está aqui no dia a dia, nos corredores, sabe: quantos enfrentamentos neste Plenário, aqui, nesta última legislatura?

    Senador Paim, ao senhor que é a nossa inspiração, ao senhor que é o nosso mestre, ao senhor que é o nosso guia nesse tema, muito obrigada por sua entrega. Seu estado sabe quem é o senhor, o Brasil sabe, nós aqui sabemos quem é o senhor. Muito obrigada por tudo.

    E que Deus abençoe vocês e todas as suas famílias.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/09/2025 - Página 32