Pela ordem durante a 131ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 394, de 2024, que "Aprova o texto do Acordo Marco do Mercosul de Reconhecimento Recíproco e Outorga de Matrículas para o Exercício Profissional Temporário da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia, assinado em Montevidéu, em 6 de julho de 2022".

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Regulamentação Profissional, Relações Internacionais:
  • Comemoração pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n° 394, de 2024, que "Aprova o texto do Acordo Marco do Mercosul de Reconhecimento Recíproco e Outorga de Matrículas para o Exercício Profissional Temporário da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia, assinado em Montevidéu, em 6 de julho de 2022".
Publicação
Publicação no DSF de 02/10/2025 - Página 41
Assuntos
Política Social > Trabalho e Emprego > Regulamentação Profissional
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, TEXTO, ACORDO INTERNACIONAL, RECONHECIMENTO, OUTORGA, MATRICULA, EXERCICIO PROFISSIONAL, AGRIMENSURA, AGRONOMIA, ARQUITETURA, GEOLOGIA, ENGENHARIA, AMBITO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Agradeço, primeiramente, ao Senador Humberto Costa por ceder a sua vez, mas nós estamos aqui com o engenheiro Vinicius Marchese, Presidente do Confea; também com o Lamartine, Presidente do Crea de Goiás; com o Marcos Gervásio, do Crea de Minas; com a Naiara. Quero aqui cumprimentar a Vânia Mello, Presidente do Crea do Mato Grosso do Sul.

    Recentemente foi aprovado, no Plenário desta Casa, um acordo de cooperação entre os países do Mercosul para a atuação dos engenheiros nesse âmbito. É muito importante isso para os estados que têm países de fronteira. O meu, particularmente, Mato Grosso do Sul, tem o Paraguai e a Bolívia. Isso vai desburocratizar, vai otimizar, vai fazer com que a atividade deles possa ser cada vez mais propositiva e a do lado de lá também. Não existe nada que separe uma fronteira da outra, a não ser se atravessar uma rua.

    Então, foi muito bem engenhada essa iniciativa, muito bem liderada pelo Presidente Vinicius, e eu quero aqui louvar toda a categoria, dizendo que o Senado da República coroa, com chave de ouro, essa tramitação. Passou na Comissão de Relações Exteriores, agora passou no Plenário.

    E quis o destino e a sorte que nós estivéssemos de fronte ao Presidente do Parlamento do Mercosul, na tribuna, que é o Senador Humberto Costa, que com certeza, na próxima semana, vai levar esse assunto no âmbito do Plenário.

    Muito obrigado. Um abraço a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/10/2025 - Página 41